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Um estudo sobre caracterização de pavimentos rodoviários para simulação de veículos e uma análise crítica dos modelos quarter model

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Um estudo sobre caracterização de pavimentos rodoviários para simulação de veículos e uma análise crítica dos modelos quarter model

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Título Um estudo sobre caracterização de pavimentos rodoviários para simulação de veículos e uma análise crítica dos modelos quarter model
Outro título A study on road surface characterization for vehicle simulation including a critical analysis of quarter models
Autor Heck, Vicente Carvalho
Orientador Marczak, Rogerio Jose
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] PSD
[en] Quarter model
[en] Riding simulation
[en] Road surface simulation
Resumo O presente trabalho apresenta uma compilação de diversos terrenos de vários autores dispostos na literatura desde 1973, com o intuito de fomentar dados para simulações numéricas de veículos. Esses terrenos foram parametrizados no formato de funções densidade de potência espectral e catalogados de forma comparativa com a norma ISO 8608, englobando perfis de rodovias de alta qualidade até estradas de baixa qualidade. A catalogação destes terrenos é feito no formato de uma tabela de fácil utilização, e pode ser empregado para selecionar excitações para simulações de tráfego em geral. É realizada uma comparação de um modelo dinâmico de veículo do tipo quarter model com um modelo mais completo para dois tipos de pavimentos. É demonstrado que o modelo simplificado não é capaz de capturar picos de carregamento oriundos de transferência de cargas de rodas e eixos.
Abstract This work presents a compilation of several riding pavements found in the literature since 1973, aiming their use in numerical simulation of vehicles. These pavements where parametrized as power spectrum density functions and comparatively catalogued against the ISO 8608 standard, and include from high quality highways up to unpaved roads. The catalogue is formatted as a table and can be used to select excitation sources for ride simulations. A dynamic quarter car model is then compared to a full model when riding on two different pavements. It is shown that the quarter car model cannot capture loading peaks resulting from pitch and roll load transfer.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148015
Arquivos Descrição Formato
001001187.pdf (2.655Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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