Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.contributor.authorSchio, Rafael Andrept_BR
dc.date.accessioned2016-09-14T02:14:10Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148067pt_BR
dc.description.abstractMotocicletas são um importante meio de transporte nacional e é crescente o seu uso como ferramenta de trabalho. Um dos fatores preocupantes é a vibração a que o usuário está exposto, podendo gerar desconforto e agravos à saúde. Com isto, este projeto propõe a medição dos níveis de vibração em diversos modelos de motos (algumas de uso bastante popular entre motoboys) sob condições de uso em um mesmo trajeto a fim de verificar e quantificar o nível de vibração à que estão expostos seus usuários. Considerando a numerosa frota brasileira e que ainda não há estudos semelhantes publicados no país, pretende-se, com esta pesquisa lançar dados específicos sobre o nível de vibração nestes veículos trazendo informações relevantes sobre conforto assim como a possibilidade de se ter condições insalubres quanto à vibração (NR-15) em profissionais que usam este veículo como meio de trabalho. Para coleta de dados utilizaram-se acelerômetros localizados no assento e guidom das motocicletas juntamente com equipamento padronizado e calibrado VI-400Pro da Quest Technologies, o qual permite realizar as medições de forma padronizada e leva em conta o requerido pela norma para este fim (ISO-2631, ISO-5349, Diretiva Europeia, NR-15). Na análise de conforto, todas as motos estudadas, alcançaram níveis (valores RMS medidos acima de 1,5 m/s2) que as classificam, em conformidade com a norma (ISO-2631, ISO-5349, Diretiva Europeia, NR-15) como “desconfortável” a “muito desconfortável”. A mesma conclusão é obtida para outros critérios de conforto. Como resultado do estudo, as medições realizadas nas motocicletas em condições de VCI (Vibração de Corpo Inteiro) e VMB (Vibração do sistema Mão Braço), evidenciaram níveis de vibração elevados, variando, em valores RMS, de 1,51 a 1,77 m/s2 para VCI e de 7,14 a 9,38 m/s2 para VMB. Estes valores ultrapassam os limites estabelecidos da NR-15 e NHO-09, o que sugere condições insalubres aos utilizadores deste veículo como meio de transporte ou trabalho, visto que os limites de ação (VAE,vibration action exposure) e limite de exposição (VLE, vibration limit exposure) são atingidos em um tempo menor do que a jornada prevista de 8h.pt_BR
dc.description.abstractMotorcycles are important means of national transport and it is increasing its use as a working tool. One of the worrying factors is the vibration that the user is exposed that may cause discomfort and health problems. Therefore, this project proposes the measurement of vibration levels in some bikes (some quite popular among motorcycle couriers use) under the same conditions in the same path in order to verify and quantify the level of vibration to which they are exposed. Considering the numerous Brazilian fleet and that there is not similar studies published in the country, it is intended, with this research to organize specific data on the level of vibration in these vehicles bringing relevant information about comfort and the possibility of having unhealthy conditions as the vibration (NR-15) for professionals who use this as a working vehicle. For data collection we used accelerometers located on the seat and handlebars of motorcycles along with standardized and calibrated equipment VI-400Pro Quest Technologies, which allows one to perform measurements in a standardized manner and takes into account the standard requirements for this purpose (ISO -2631, ISO-5349, European Directive, NR-15). In the comfort analysis, all studied motorcycles, reached levels (measured RMS values above 1.5 m/s2) that are classified in accordance with the standard (ISO-2631, ISO-5349, European Directive, NR-15) as "uncomfortable" to "very uncomfortable." The same conclusion is obtained for other comfort criteria. As a result of this study, measurements performed on motorcycles in WBV conditions (Whole Body Vibration) and HAV (System Vibration Hand Arm), showed high levels of vibration, varying in RMS values from 1.51 to 1.77 m/s2 for WBV and 7.14 to 9.38 m/s2 for HAV. These values exceed the limits specified by NR-15 and NHO-09, which suggests unsanitary conditions to the vehicle’s drivers that use as means of transport or work, since the action limits (VAE, vibration exposure action) and exposure limit (VLE, vibration limit exposure) are achieved in a shorter time than the defined 8 h daily journey.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHand arm vibrationen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectWhole-body vibrationen
dc.subjectMotorcyclesen
dc.subjectHAVen
dc.subjectWBVen
dc.subjectAcceleration measurementen
dc.subjectDrive comforten
dc.titleAnálise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para VCI e VMBpt_BR
dc.title.alternativeAnálise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para vibração de corpo inteiro e vibração do sistema mão braçopt_BR
dc.title.alternativeVibration exposure analysis in motorcycles: a case study for WBV and HAV en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001001162pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples