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Características do atendimento prestado pelo serviço de atendimento móvel de emergência

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Características do atendimento prestado pelo serviço de atendimento móvel de emergência

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Estatísticas

Título Características do atendimento prestado pelo serviço de atendimento móvel de emergência
Autor Zucatti, Paula Buchs
Orientador Lima, Maria Alice Dias da Silva
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Assistência pré-hospitalar
Necessidades e demandas de serviços de saúde
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Serviços médicos de emergência
Socorro de urgência
Resumo O objetivo deste estudo foi caracterizar o atendimento do SAMU às demandas dos usuários em diferentes municípios brasileiros. Trata-se de um estudo de métodos mistos com dados secundários vinculados à pesquisa “Modelagens tecnoassistenciais e produção do cuidado em urgências e emergências e ao paciente crítico: estudos integrados sobre Unidade de Terapia Intensiva e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na perspectiva da integralidade”. Foram utilizadas informações provenientes de observação sistemática, a qual seguiu os princípios do método tracer. A amostra, definida por amostragem de tempo, foi composta por 49 atendimentos de usuários assistidos pelo SAMU em todas as regiões do território nacional, acompanhados entre julho e agosto de 2015. Utilizaram-se os programas Microsoft Excel® para tabulação dos dados quantitativos e o Microsoft Word® para organização das informações qualitativas. A análise dos dados quantitativos foi fundamentada na estatística descritiva e inferencial (p<0,05) com a utilização do software Statistical Package for the Social Sciences® versão 17.0. Para análise das informações qualitativas construiu-se um conjunto de categorias descritivas. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa e obteve como Certificado de Apresentação para Apreciação Ética o número 39013314.1.0000.5327. As demandas clínicas (42,9%) e por causas externas (36,7%) foram as mais prevalentes. A modalidade de Suporte Básico de Vida foi despachada para 65,3% das ocorrências. A residência (40,8%) e a via publica (28,6%) foram os principais cenários de atendimento do serviço. No contexto nacional, há diferenças regionais vinculadas à distribuição dos recursos de suporte às urgências e à composição das equipes. Evidenciaram-se atividades e papéis exercidos pelos trabalhadores, a exemplo a participação do condutor de veículo de urgência em tarefas que não competem a sua função e a autonomia e a liderança atribuídas ao técnico de enfermagem. Esta categoria profissional atua no serviço sem a orientação e a supervisão direta do enfermeiro. Os registros dos atendimentos foram realizados em 89,8% das ocorrências. Os usuários transportados (71,4%) e encaminhados ao serviço hospitalar de emergência (51,0%) representaram a prevalência dos desfechos. Destacam-se aqueles que mesmo fora de risco foram transportados (17,1%) e os incidentes no local (28,6%). Identificou-se a frágil organização dos fluxos de atenção integral às urgências. O tempo resposta do SAMU apresentou mediana de 12 minutos nos municípios avaliados, e as diferenças entre os tempos de atendimento não foram estatisticamente significativas entre as regiões, todavia, foram significativamente menores quando o serviço destinado à continuidade da assistência ao paciente transportado foi a Unidade de Pronto Atendimento em detrimento ao serviço hospitalar de emergência. As experiências de cuidado enfatizando-se a segurança do paciente requerem atenção na perspectiva da assistência pré-hospitalar. Acredita-se que a avaliação do atendimento do SAMU às demandas dos usuários suscita o planejamento da assistência visando à melhoria da qualidade da atenção, visto que a prática poderá ser discutida e reorientada.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148074
Arquivos Descrição Formato
001000722.pdf (1.265Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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