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Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow

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Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow

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Título Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
Outro título Cooperative constructivist model for e-learning authoring using workflow technology
Autor Zeve, Carlos Mario Dal Col
Orientador Lima, Jose Valdeni de
Co-orientador Franco, Sérgio Roberto Kieling
Data 2003
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdiciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Computador na educação
Educação
Ensino à distância
Informática
Software educacional
[en] Computeraided education
[en] Cooperative work
[en] Distance education
[en] E-learning authoring
[en] Workflow
Resumo Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um modelo interacionista de cooperação. Busca, também, obter respostas relevantes às necessidades de especificação de workflow, tendo em vista a possibilidade de agregar ou modificar alguns elementos, para que possam expressar situações não previstas nos modelos atuais. O interesse deste trabalho em workflow devese ao fato de as tarefas nele desenvolvidas se relacionarem à autoria de documentos multimídia, tais como os utilizados em educação a distância, que compreendem não somente a construção, mas os processos cooperativos que sugerem as decisões, as escolhas, as preferências durante o processo de autoria. A abordagem proposta trata o problema da concepção do workflow de forma declarativa, através de um modelo que permita especificar tarefas, assim como sua ordenação temporal. A ordenação temporal pode ser obtida através do sequenciamento, seleção e interação de atividades, bem como através de propriedades que identificam o início e o fim de cada atividade. Por último, este trabalho visa estender as possibilidades da construção dos modelos de workflow, propondo uma técnica de planejamento que possibilite uma política de alocação dos autores associando a disponibilidade de tempo e as competências envolvidas na execução das atividades. Assim, o objetivo que se busca é um modelo de processo de autoria que possibilite expressar a interação e cooperação entre os autores, através de uma política de alocação que seja orientada pelas competências para execução de determinadas atividades.
Abstract This work aims to specify a model of description of tasks, using workflow technology to represent the automation of e-learning authoring activities in a distributed environment as the web, based on an interacionist model of cooperation. It also has the objective of obtaining important answers to workflow specification needs, taking into consideration the possibility to add or modify some elements, so that they can express situations not foreseen in current models. The interest of this work in workflow relies in the fact that the developed tasks in are related to the multimedia documents authoring, such as those used in distance education. These comprise not only construction, but the cooperative processes that suggest decisions, choices, and preferences during the authoring process. The proposed approach deals with the workflow conception problem of the in a declarative way, through a model that allows the specification of tasks, as well as the temporary ordination. The temporary ordination can be obtained by the sequence, selection and interaction of activities, as well as, by the properties which identify the beginning and the end of each activity. Finally, this work seeks to extend the possibilities of workflow models construction, proposing a planning technique that makes possible an author’s allocation politic which associates time availability and the competences involved in the activities. Therefore, the objective of this work is an authorship process model that enables to express the interaction and cooperation among authors, by a competence for performing certain activities guided allocation politic.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/14815
Arquivos Descrição Formato
000623753.pdf (1.918Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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