Repositório Digital

A- A A+

Ensino de psicologia na formação de professores : uma aproximação com diálogos possíveis

.

Ensino de psicologia na formação de professores : uma aproximação com diálogos possíveis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de psicologia na formação de professores : uma aproximação com diálogos possíveis
Outro título Teaching of psychology in teacher education : an approach to possible dialogues
Autor Machado, Cassio Andrade
Costa, Luciano Bedin da
Resumo Diante da dimensão de cada ciência, se faz necessário elaborar propostas curriculares para o direcionamento do ensino desses campos científicos. Quais seleções foram realizadas para pensar a colaboração da psicologia na formação de professores? Com essa inquietação como norte, elaborou-se um estudo descritivo sobre as disciplinas de Psicologia na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio das ementas fornecidas pela secretaria da Faculdade. A análise dos documentos revelou a clara falta de sistematização, e a semelhança entre as formações em diferentes Licenciaturas foi apenas uma das questões abordadas na discussão do trabalho, que buscou tensionar as relações entre Psicologia e Educação, que, embora apresentem interesses mútuos, no diálogo institucional, parecem não se encontrar.
Abstract Due to the scope of each science, it is necessary to develop curriculum proposals for the direction of teaching these scientific fields. Which selections were made to make possible the use of Psychology in teacher training? Based on an exploratory study on the Psychology courses offered as part of the curriculum in the Faculty of Education of the Federal University of Rio Grande do Sul through the syllabus provided by the secretariat of the School. The documents show a clear lack of systematization and or even similarity between the curriculum of different degrees. Finally, the study seems to support the idea that the relations between Psychology and Education in this curriculum, although based on similar interests, do not seem to engage in an institutional dialogue.
Contido em Pro-posições. Campinas, SP. Vol. 27, n. 2 (maio/ago. 2016), p. 221-234
Assunto Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Psicologia
[en] Education
[en] Psychology
[en] Teachers
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/148186
Arquivos Descrição Formato
001000390.pdf (946.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.