Repositório Digital

A- A A+

Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

.

Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Matemática em roda de chimarrão : a contextualização na escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
Autor König, Alice Trisch
Orientador Dalcin, Andréia
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação Matemática
Pedagogia da alternância
[es] Contextualización
[es] Educación del campo
[es] Educación matemática
[es] Escuela familia agrícola
[es] Pedagogía de la alternancia
Resumo Este estudo se propõe a conhecer a contextualização dos conhecimentos em Matemática na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Tal compreensão vincula considerações teóricas acerca da Educação do Campo, da Educação Matemática, do significado de contextualização, da Pedagogia da Alternância e das instituições que adotam essa metodologia. Esta investigação se apoia na experiência da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, – EFASC – no Rio Grande do Sul, sendo a observação participante a fonte dos relatos aqui apresentados. Além de um breve histórico da Pedagogia da Alternância no Brasil e da apresentação da EFASC, este texto apresenta um estudo sobre algumas das diferentes interpretações do conceito de contextualização em educação, vinculando tal conceito à Educação Matemática do Campo e diferenciando-o do que se entende por interdisciplinaridade. Com a análise das práticas vinculadas à Matemática na EFASC concluiu-se que estas se dão de forma contextualizada e interdisciplinar, considerando os aspectos conceituais destes termos e a abrangência de tais práticas no meio social, econômico e cultural da comunidade escolar.
Resumen Este estudio tiene como objetivo conocer la contextualización de los conocimientos en Matemática en la Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Esta comprensión vincula consideraciones teóricas acerca de la Educación del Campo, de la Educación Matemática, del significado de contextualización, de la Pedagogía de la Alternancia y de las instituciones que adoptan esa metodología. Esta investigación se basa en la experiencia de la Pedagogía de la Alternancia en la Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, – EFASC – en el Rio Grande do Sul, y la observación participante es la fuente de los relatos aquí presentados. Además de un breve histórico de la Pedagogía de la Alternancia en el Brasil y de la presentación de la EFASC, este texto presenta un estudio sobre algunas de las diferentes interpretaciones del concepto de contextualización en educación, vinculando tal concepto a la Educación Matemática del Campo y diferenciándolo de lo que se entiende por interdisciplinariedad. Con el análisis de las prácticas vinculadas a la Matemática en la EFASC, se concluyó que éstas ocurren de forma contextualizada e interdisciplinar, considerando los aspectos conceptuales de estos términos y el alcance de dichas prácticas en el entorno social, económico y cultural de la comunidad escolar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148279
Arquivos Descrição Formato
001002497.pdf (4.794Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.