Repositório Digital

A- A A+

Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência

.

Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Numeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiência
Autor Coutinho, Marluce Albring
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação Matemática
[en] Mathematical literacy
[en] Numeracy
[en] Youth and adult education
Resumo O presente trabalho relata as atividades realizadas em uma turma de nível de alfabetização da modalidade de ensino EJA em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A pesquisa foi desenvolvida com alunas adultas que trabalhavam diariamente, em suas próprias casas ou na casa de terceiros, realizando atividades domésticas e buscou-se a aproximação das habilidades desenvolvidas diariamente por elas com os conceitos matemáticos presentes nas quatro operações básicas da matemática a fim de auxiliar o ensino de tais operações. As atividades elaboradas para a experiência tinham o objetivo de estimular o manejo das habilidades advindas das práticas sociais para a resolução das questões propostas. Na análise dos dados foram usadas as ideias de Paulo Freire, sobre a educação popular, Maria da Conceição Fonseca, sobre Educação Matemática na modalidade EJA e Maria Helena Toledo sobre o processo de numeramento, buscando estabelecer a conexão entre os conceitos matemáticos e as habilidades para manusear os conhecimentos oriundos da cultura popular para fortalecer o aprendizado em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a relevância de realizar uma escuta sobre os conhecimentos que os estudantes têm e sua utilização na construção de um planejamento didático que, respeitando tais conhecimentos, ofereça possibilidades de ampliação do repertório de conceitos matemáticos produzidos cultural e socialmente.
Abstract This paper describes the activities on a EJA modality of education literacy level class in a school in Porto Alegre. The research was conducted with female adult students, who worked daily at their own homes or at other people’s home, doing housework activities, and sought to connect the skills by them with mathematical concepts present in the four basic operations of mathematics, in order to assist the teaching of such operations. The activities designed for the practice were intended to encourage the application of skills arising from social practices to solve the proposed issues. In data analysis it was used Paulo Freire's ideas on popular education, Maria da Conceição Fonseca on Mathematics Education in EJA modality and Maria Helena Toledo on numeracy process, seeking to establish the connection between mathematical concepts and skills for handling knowledge from popular culture to strengthen the learning process in the classroom. The results obtained in this study point to the importance of performing a listen on the knowledge that students have and use in the construction of an educational planning which, respecting such knowledge, offer possibilities for expanding the repertoire of mathematical concepts cultural and socially produced.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148282
Arquivos Descrição Formato
001002583.pdf (2.724Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.