Repositório Digital

A- A A+

O modelo transteórico de mudança aplicado às organizações

.

O modelo transteórico de mudança aplicado às organizações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O modelo transteórico de mudança aplicado às organizações
Autor Susin, Nathália
Orientador Corsetti, Rafael Pauletti
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Organizacional.
Assunto Liderança
Mudança (Psicologia)
Psicologia organizacional
Resumo As organizações têm vivenciado transformações constantes e demandas cada vez mais complexas, que exigem do líder, além de novas competências, autodesenvolvimento e autoconhecimento. Frente a isto, observa-se uma crise de liderança, com executivos pouco preparados para enfrentar os novos desafios e responsabilidades impostos neste cenário. Criado por Prochaska e DiClemente (1983), o Modelo Transteórico (MTT) integra os princípios de 29 teorias psicológicas sobre o processo de mudança dos indivíduos, descrevendo e explicando as diferentes etapas comuns à maioria dos processos de mudança de comportamento. O MTT oferece uma estrutura para compreender, medir e intervir na modificação do comportamento, enfatizando a intencionalidade, ao contrário de outras abordagens que estão focadas nas influências sociais ou biológicas do mesmo, e consolidou-se durante os anos noventa como uma das mais inovadoras propostas na área da promoção da saúde e prevenção da doença. Este trabalho se propôs a realizar uma revisão na literatura sobre prontidão para mudança em líderes, utilizando o Modelo Transteórico como enfoque teórico. Os achados sugerem, apesar da escassez de estudos publicados, que o modelo tem potencial para trazer às organizações os mesmos benefícios que já trouxe para os indivíduos, demonstrando ser uma abordagem capaz de auxiliar a compreender e intervir no processo de mudança de líderes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/148289
Arquivos Descrição Formato
001002713.pdf (251.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.