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Excelência : design de jogo de tabuleiro para aprendizado de processos políticos

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Excelência : design de jogo de tabuleiro para aprendizado de processos políticos

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Título Excelência : design de jogo de tabuleiro para aprendizado de processos políticos
Autor Pereira, Leônidas Soares
Orientador Fragoso, Suely Dadalti
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Assunto Democracia
Design gráfico
Jogos de tabuleiro
Política
[en] Brazilian democracy
[en] Design
[en] Games
[en] Politics
Resumo Jogos possuem um grande potencial expressivo pela sua capacidade singular de apresentar conceitos de forma interativa. Este trabalho visa explorar este potencial ao propor o desenvolvimento de um jogo analógico com uma temática centrada no sistema democrático brasileiro. Para isto, é realizado um levantamento da história recente dos jogos analógicos e do momento atual de mercado, como também uma análise temática e de público-alvo, a partir da qual o objetivo geral é refinado. Prossegue-se, então, ao se explorar as diferentes definições para os termos “jogo” e “jogos analógicos”. Uma vez estabelecidos estes conceitos, são estudadas as relações entre jogos, simulações e política, visando a elaboração da base teórica necessária à execução do projeto proposto. A fundamentação teórica do trabalho é então encerrada com uma análise de jogos analógicos que abordam temáticas e conceitos semelhantes aos da proposta. Finalmente, é realizado um levantamento dos principais métodos projetuais existentes para jogos, culminando na elaboração de uma nova proposta metodológica híbrida. A parte prática de desenvolvimento deste jogo foi concretizada seguindo a metodologia proposta, através da realização de sete iterações com diferentes usuários, duas rodadas de balanceamento e uma série de consultorias visando refino mecânico e artístico. O resultado final obtido foi um jogo de tabuleiro mercadologicamente viável com o potencial de incentivar o desenvolvimento de um maior senso crítico em seus jogadores, no que tange as articulações dos poderes legislativo e executivo no Brasil.
Abstract Games have great expressive power, thanks to their unique capability of presenting concepts in an interactive way. This work intends to explore this potential by proposing the development of an analog game with a theme centered on the Brazilian democratic system. In order to do this, the recent history of analog games and the current game market are studied. An analysis of the theme and target audience is also done, in order to refine the objective of this project. From there, the different definitions of the words “game” and “analog games” are studied, and once these concepts have been defined, the relations between games, simulations and politics are analyzed aiming at building the theoretical foundation necessary for the accomplishment of the project. This section is then concluded with an analysis of analog games that favor themes and concepts similar to the ones hereby proposed. Finally, a research of the main methods for game design is done, resulting in the proposal of a new hybrid method. The practical part for the development of this game was done following the methodology proposed, by means of seven iterations with different users, two rounds of balancing and a series of consulting sessions aiming at mechanical and artistic refinements. The final result obtained is a board game commercially viable and potentially able to improve the critical abilities of the players in relation to the connections between legislative and executive powers in Brazil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148303
Arquivos Descrição Formato
001002205.pdf (5.136Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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