Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.contributor.authorSchons, Ana Claudia Lussanipt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T02:14:38Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148312pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é fruto de um distanciamento qualitativo em que a oportunidade de [re]pensar, [re]avaliar, [re]organizar e [re]significar as aprendizagens construídas até o momento, aliadas às experiências de estágio e à escolha dos referenciais teórico, traduziu-se em uma tarefa de pesquisa. A mesma busca contribuir para a discussão da relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no intuito de apresentar e problematizar a experiência de intervenção pedagógica utilizando o recurso digital CmapTools, no contexto específico da Educação de Jovens e Adultos com jovens alunos em acompanhamento de medidas socioeducativas numa escola da rede municipal de Porto Alegre. O Trabalho de Conclusão oportunizou imobilizar o movimento pedagógico de construção de uma prática docente ao que a mim acabou por singularizar o verbo como mediador das relações, em que as expressões enunciadas nos mapas conceituais se assumiram em sua relevância em meu planejamento didático-pedagógico, entrelaçadas aos recursos digitais. Ao responder à pergunta Como estas interações, visualmente perceptíveis no CmapTools, se movimentavam pedagogicamente entre nós? fora possível crer que as intervenções com os mapas conceituais em recurso digital possibilitaram outra modalidade comunicativa para estes jovens: a enunciação de seus contextos e de suas trajetórias. A partir da análise realizada, é possível afirmar, portanto, que no contexto pesquisado, as intervenções com mapas conceituais em recurso digital potencializaram a condição dialógica educadora dos jovens alunos em acompanhamento de medidas socioeducativas.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the result of a qualitative gap as the opportunity to [re] think [re] assess [re] organize and [re] mean the learning built to date, combined with internship experience and the choice of reference research has resulted in a great effort task. The research aims to contribute to the discussion of the importance of Information and Communication Technologies (ICT) order to present and discuss the education experiment using digital resource CmapTools in the specific context of the Youth and Adult Education in monitoring educational measures. The Conclusion of Work provided an opportunity immobilize this pedagogical movement to build a teaching practice to what to me turned out to single out the word as a mediator of the relationship, in which the expressions listed are assumed in its relevance in my didactic and pedagogical planning intertwined to digital resources. Apart from these understandings regarding pedagogical intervention in the classroom, another analysis condition began to motivate myself: How these interactions, visually perceptible in CmapTools, moved pedagogically between us? It is possible to believe that interventions with concept maps in digital feature enabled other communicative modality for these young people: the enunciation of their contexts and life trajectories and shadows. From the analysis performed, it can be said that in the researched context, interventions with concept maps in digital resource, empower youth participation of young people in monitoring educational measures as dialogic condition educator.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCmapToolsen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectYouth in fulfillment of educational measuresen
dc.titleTrajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000907pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples