Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRipoll, Cydara Cavedonpt_BR
dc.contributor.authorRigo, Matheus Fronzapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T02:14:44Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148325pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma discussão sobre o incentivo à argumentação matemática no ensino fundamental através de uma proposta pedagógica aplicada em uma turma de sétimo ano do Colégio de Aplicação da UFRGS. Usando como base os trabalhos de D’Amore, Fischbein, Hanna, Piaget e Ripoll, considera-se sobre as capacidades cognitivas da criança e sua capacidade de entender e produzir uma argumentação matemática, utilizando pensamento generalizador e pensamento genérico. Tais considerações são avaliadas perante a coleta de dados durante uma atividade envolvendo a criação de conjecturas sobre a adição de números pares e/ou ímpares, inspirada no trabalho de Carvalho. Reflete-se, ao final, sobre o possível impacto do ensino de demonstração na escola e sobre a evolução deste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis work is about the presence of mathematical argumentation in elementary school, and presents an experiment applied to a seventh grade of Colégio de Aplicação in Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Based in the works of D’Amore, Fischbein, Hanna, Piaget and Ripoll, and taking into acount the students’ cognitive capabilities, it is discussed whether they are able to understand and produce some mathematical argumentations, using generalizing and generic thinking. Such considerations are evaluated through data collection during an activity inspired on Carvalhos’s work and which aimed the creation by the students of conjectures about sums involving even and odd numbers. At the end, some considerations are presented about the possible impact of proof teaching in school and about the evolution of this work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical argumentationen
dc.subjectProof teachingen
dc.subjectGeneric thoghten
dc.titleArgumentação e pensamento genérico no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002511pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples