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dc.contributor.advisorSilva, Fábio Pinto dapt_BR
dc.contributor.authorValins, Andrei Souzapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T02:14:45Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148328pt_BR
dc.description.abstractA tecnologia de realidade virtual vem sendo aplicada aos poucos. Já se encontram estudos contemplando sua implementação em algumas áreas, simulação, educação e entretenimento. O ano de 2015 foi repleto de anúncios de grandes empresas desenvolvedoras de jogos, as quais têm o objetivo de levar a tecnologia ao consumidor gamer. Com a expectativa de novos lançamentos da tecnologia na indústria de jogos digitais, o presente trabalho, por meio da fundamentação teórica, questionários e sites de novidades tecnológicas, buscou a compreensão da tecnologia de realidade virtual; identificação do público gamer; e visão geral de controles de videogames; para então desenvolver um controle para jogos de realidade virtual que auxilie o usuário na imersão e jogabilidade com foco em jogos FPS (First Person Shooter) e corrida para dispositivos HMD (Head-mounted Display) que utilizam smartphones como funcionamento.pt_BR
dc.description.abstractVirtual reality is being applied gradually. There already are studies contemplating their implementation in some areas, simulation, education and entertainment, for exemple. In 2015, there was a huge amount of announcements from companies that develop games, which aim to bring the technology to the game consumer. With the expectation of new releases of the technology to the digital game industry, this paper ,through theoretical basis, questionnaires and websites of new technologies, sought the understanding of virtual reality technology; identification of the gamer audience; and overview of video game controllers; and the development of a controller to virtual reality games that assists the user in the immersion and gameplay focused on racing and FPS games (First Person Shooter) for HMD device (Head -mounted display) which use smartphones to run the system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual realityen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectGame controlleren
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleControle para jogos de realidade virtualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002005pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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