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Avaliação direta do consumo de oxigênio em natação : necessidade de ensino e aprendizagem da técnica com respiração restrita

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Avaliação direta do consumo de oxigênio em natação : necessidade de ensino e aprendizagem da técnica com respiração restrita

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Título Avaliação direta do consumo de oxigênio em natação : necessidade de ensino e aprendizagem da técnica com respiração restrita
Autor Montone, Luciano Costa
Orientador Castro, Flavio Antonio de Souza
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Avaliação de desempenho
Natação
Natacao : Estilos
Treinamento
[en] freestyle
[en] Performance
[en] Snorkel
[en] Training
Resumo Considerando a utilização de métodos diretos em natação (com esnorquel) para medida de consumo de oxigênio como padrão ouro na área, o objetivo deste estudo foi identificar a influência de familiarização prévia ao uso de esnorquel de natação, como uma restrição à tarefa de respiração em resultados de testes utilizando o esnorquel Aquatrainer. Participaram do estudo 15 nadadores do sexo masculino, federados, competitivos, adaptados e não-adaptados ao uso de esnorquel em suas sessões de treinamento. Os nadadores foram divididos em dois grupos: grupo experiente (GE, n = 11) no uso de esnorquel e grupo inexperiente (GI, n = 4) no uso de esnorquel. Foi estabelecido como experiência prévia o uso sistemático de esnorquel nas sessões de treinamento em natação. Foram comparados seus desempenhos no teste máximo de 400 m com o esnorquel Aquatrainer, com seus desempenhos em provas oficiais de 400 m livre em piscina de 25 m. O tempo médio dos 400 m nado livre em provas oficiais dos nadadores do GE foi de 257 ± 16,6 s com coeficiente de variação (CV) de 6,48%, já o tempo médio obtido nos testes com esnorquel por nadadores do mesmo grupo foi de 303 ± 21,0 s com CV de 7,11%. Para nadadores do GI o tempo médio obtido em provas oficiais foi de 282,2 ± 11,4 s com CV de 4,06%, e o tempo médio obtido nos teste foi de 344 ± 28,0 s CV de 8,18%. A diferença entre os tempos oficiais e os tempos obtidos nos testes para nadadores do GE foi de 17,92%, já nos nadadores do GI foi de 21,92%. Foi identificada a necessidade de adaptação, ensino a aprendizagem da utilização do esnorquel de natação por nadadores competitivos e aptos a realizarem testes com o Aquatrainer, afim de eliminar variáveis que venham a prejudicar o desempenho durante os testes.
Abstract Considering the use of direct methods in swimming (with snorkel) to measure oxygen uptake as gold standard in the area, the aim of this study was identify the influence of previous familiarization with the use of swimming snorkel, as a restriction on breathing task test results using the Aquatrainer snorkel. The study enrolled 15 male swimmers, federated, competitive, adapted and non-adapted to the use of snorkel in their training sessions. Swimmers were divided into two groups: expert group (GE, n = 11) in the use of snorkel and inexperienced group (GI, n = 4) in the use of snorkel. It was established as previous experience the systematic use of snorkel in swimming training sessions. They compared their performance with maximum test 400 m with Aquatrainer snorkel with their performances in official competition of 400 m freestyle in the swimming pool of 25 m. The average length of 400 m freestyle in official trials of the GE swimmers were 257 ± 16.6 s with a coefficient of variation (CV) of 6.48%, as the average time obtained in tests with snorkels by the same group swimmers it was 303 ± 21.0 s to 7.11% CV. For GI swimmers the average time obtained in official tests was 282.2 ± 11.4 s to 4.06% CV, and the average time obtained in the test was 344 ± 28.0 s CV 8.18% . The difference between the official times and the times obtained in the tests for GE swimmers was 17.92%, as in the GI swimmers was 21.92%. It has identified the need for adaptation, teaching learning to use the swimming snorkels for competitive swimmers and able to carry out tests with the Aquatrainer in order to eliminate variables that may impair performance during testing.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148338
Arquivos Descrição Formato
001000493.pdf (578.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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