Repositório Digital

A- A A+

A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência

.

A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência
Autor Goellner, Henrique Barbosa
Orientador Berleze, Adriana
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Autismo
Educação infantil
[en] Autism
[en] Inclusion
[en] Physical Education
Resumo O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, tipicamente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano como as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação. Sendo assim o contexto escolar, juntamente com a família, deve favorecer a transição entre a individualidade e a coletividade, oferecendo as crianças possíveis comportamentos mais socializadores. Nesta perspectiva o objetivo deste estudo foi descrever a experiência durante o estágio supervisionado em educação física infantil, em um ambiente de inclusão com um aluno autista. Trata-se de um estudo de caso, descrito através de um relato de experiência. A intervenção foi realizada com um menino cinco anos de idade, pertencente a uma escola estadual de educação infantil no município de Porto Alegre. O planejamento interventivo desenvolvido ao longo de três meses, mostrou uma evolução positiva da criança autista, principalmente nos aspectos de interação (professor e aluno) e aceitação do aluno em um convívio maior com seus pares.
Abstract Autism is a developmental disorder characterized by alterations present from a very early age, typically before three years of age with multiple and variable impact in prime areas of human development as the areas of communication, social interaction, learning and capacity adaptation. In the school context, along with the family, should encourage the transition between individuality and collectivity, offering children more possible behaviors socializing. In this perspective the objective of this study was to describe the experience during supervised training in child physical education in an inclusive environment with an autistic student. This is a case study, described through an experience report. The intervention was carried out with a boy five years old, belonging to a state school of early childhood education in the city of Porto Alegre. The interventional planning developed over three months showed a positive development of autistic children, especially in the aspects of interaction (teacher and student) and acceptance of the student in a greater interaction with their peers.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148339
Arquivos Descrição Formato
001000913.pdf (455.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.