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dc.contributor.advisorBerleze, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorGoellner, Henrique Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-22T02:14:23Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148339pt_BR
dc.description.abstractO autismo é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, tipicamente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano como as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação. Sendo assim o contexto escolar, juntamente com a família, deve favorecer a transição entre a individualidade e a coletividade, oferecendo as crianças possíveis comportamentos mais socializadores. Nesta perspectiva o objetivo deste estudo foi descrever a experiência durante o estágio supervisionado em educação física infantil, em um ambiente de inclusão com um aluno autista. Trata-se de um estudo de caso, descrito através de um relato de experiência. A intervenção foi realizada com um menino cinco anos de idade, pertencente a uma escola estadual de educação infantil no município de Porto Alegre. O planejamento interventivo desenvolvido ao longo de três meses, mostrou uma evolução positiva da criança autista, principalmente nos aspectos de interação (professor e aluno) e aceitação do aluno em um convívio maior com seus pares.pt_BR
dc.description.abstractAutism is a developmental disorder characterized by alterations present from a very early age, typically before three years of age with multiple and variable impact in prime areas of human development as the areas of communication, social interaction, learning and capacity adaptation. In the school context, along with the family, should encourage the transition between individuality and collectivity, offering children more possible behaviors socializing. In this perspective the objective of this study was to describe the experience during supervised training in child physical education in an inclusive environment with an autistic student. This is a case study, described through an experience report. The intervention was carried out with a boy five years old, belonging to a state school of early childhood education in the city of Porto Alegre. The interventional planning developed over three months showed a positive development of autistic children, especially in the aspects of interaction (teacher and student) and acceptance of the student in a greater interaction with their peers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectAutismen
dc.titleA inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000913pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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