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dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Adriana Sarmento Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-22T02:14:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148348pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo propõe uma reflexão relacionada à acessibilidade considerando as dificuldades encontradas por pessoas com deficiência física ou com baixa mobilidade no acesso aos laboratórios de informática bem como em todo âmbito escolar. Buscou-se conceituar o que é deficiência e acessibilidade para um melhor embasamento da pesquisa. Verificou-se que historicamente houve uma gradativa preocupação na inclusão dessas pessoas e ao mesmo tempo foram sendo criadas leis que regulamentariam esse processo. Na pesquisa foram analisadas cinco escolas, com estruturas arquitetônicas e datas diferenciadas de construção para ver como estão organizados e onde estão localizados os diferentes espaços em que se situam os laboratórios de informática e as dificuldades que as pessoas com deficiência física encontram no acesso, ao mesmo tempo constatar a mobilidade que lhes é proporcionada dentro da escola. A coleta de dados aconteceu mediante observação, entrevista com gestores e professores de salas multifuncionais bem como questionário com professores dos laboratórios de informática. A partir dos estudos foi possível identificar que existem lacunas bastante graves que comprometem a acessibilidade e a mobilidade plena e autônoma nos laboratórios de informática e em todo contexto escolar, sendo uma delas, a falta de conhecimento e conscientização dos profissionais da educação a respeito da utilização das tecnologias assistivas, para que a inclusão dos alunos com deficiência traga uma educação menos excludente. Outro fato que chamou bastante atenção é o descaso do poder público no cumprimento das leis vigentes respeito da acessibilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis study proposes a reflection related to accessibility considering the difficulties encountered by people with disabilities or with limited mobility access to computer labs as well as throughout the school. We tried to conceptualize what is disability and accessibility for a better foundation of research. It was noted that historically there has been a concern at the gradual inclusion of these people while they were being created laws regulating that process. The investigation analyzes five schools, with architectural structures and different dates of construction to see how they are organized and where they are located in different spaces which are computer labs and the difficulties that people with disabilities in accessing, at the same time to observe the mobility provided for them within the school. Data collection took place through observation, interviews with administrators and teachers in meeting halls and questionnaire with teachers of computer labs. From the studies we could identify that there are very serious deficiencies that compromise the accessibility and mobility and fully autonomous in the computer labs and throughout the school context, one being the lack of knowledge and awareness of education professionals regarding the use of assistive technologies, so that the inclusion of students with disabilities bring a less exclusionary education. Another fact that has attracted considerable attention is the indifference of the public in compliance with applicable laws regarding accessibility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical disabilityen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMobilityen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectComputer Labsen
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectDeficiência físicapt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.titleAcessibilidade na informática : uma necessidade urgentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002416pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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