Repositório Digital

A- A A+

Jovens urbanos da periferia de Porto Alegre : a arte de dar forma à própria vida

.

Jovens urbanos da periferia de Porto Alegre : a arte de dar forma à própria vida

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jovens urbanos da periferia de Porto Alegre : a arte de dar forma à própria vida
Autor Nascimento, Elisete Regina do
Orientador Stephanou, Maria
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto História de vida
Individualismo
Juventude
Periferia urbana
Porto Alegre (RS)
Tempo livre
[es] Juventud
[es] Proceso de individuación
[es] Reversibilidad
[es] Tiempo libre
Resumo O estudo inscreve-se no âmbito das investigações sobre a temática das juventudes contemporâneas e centrou-se nos processos de individuação e experiências vividas e narradas por jovens urbanos, estudante do ensino médio noturno de uma escola pública de Porto Alegre. Através de entrevistas abertas, observação de espaços de circulação, na escola e para além dela, dispôs-se a escutar e a conhecer como jovens das classes menos favorecidas, moradores da periferia da região metropolitana, experimentam sua condição juvenil, constituindo suas subjetividades, sociabilidades e saberes, dando forma à própria vida. Para tal, deteve-se nas vivências sócio-culturais de oito jovens, em seus diferentes espaços de pertencimento. O quadro teórico que lhe dá sustentação apóia-se, em especial, nas contribuições de Alberto Melucci, além da inspiração nos estudos de José Machado Pais e Carles Feixa Pampòls, e de pesquisadores brasileiros como Marilia Spósito. Pretendeu compreender as sociabilidades de tempo livre e as formas como estes jovens se constituem como sujeitos individuais e como sujeitos coletivos, detendo-se em suas participações em redes de pertencimentos. Nessa pequena amostra da juventude urbana da periferia de Porto Alegre, ficou em evidência a reversibilidade das escolhas que são operadas nos diversos itinerários de vida dos jovens. Muitas das trajetórias juvenis relatadas são pontuadas por escolhas de curto prazo, mutáveis e cambiáveis por alternativas que se apresentam como melhores no tempo presente. Esta peculiaridade foi explicitada tanto nas experiências com relação ao mundo do trabalho, quanto naquelas relacionadas ao estudo e atividades culturais juvenis.
Resumen El estudio se inscribe en el ámbito de las investigaciones sobre la temática de las juventudes contemporaneas y se ha centrado en los procesos de indivuduación y experiencias vividas y narradas por jóvenes urbanos, estudiantes de la enseñanza secundaria nocturna de una escuela pública de Porto Alegre. A través de encuestas abiertas. Observación de los espacios de circulación, dentro de la escuela y para más allá de ella, se ha dispuesto a escuchar y a conocer como los jóvenes de las clases menos favorecidas, habitantes de la periferia del área metropolitana, experimentan su condición juvenil, constituyendo sus subjetividades, sociabilidades y saberes, dando forma a su propia vida. Para tal, se detuve en las vivencias socioculturales de ocho jóvenes, en sus distintos espacios de pertenencia. El cuadro teórico que le da sustentabilidad se apoya, en especial, en las contribuiciones de Alberto Melucci, además de la inspiración en los estúdios de José Machado Pais y Carles Feixa Pampòls y de pesquisadores brasileños como Marilia Spósito. Ha pretendido compreender las sociabilidades que han ocurrido en tiempo libre y las formas cómo estos jóvenes se constituyen como sujetos individuales y como sujetos coletivos, se deteniendo en sus participaciones en redes de individuaciones. En esa pequeña muestra de la juventud urbana de la periferia de Porto Alegre, se ha quedado en evidencia la reversibilidad de las opciones que ocurren em los distintos itinerários de vida de los jóvenes. Muchas de las trayectorias juveniles relatadas son puntuadas por eleccciones de corto plazo, mutables y cambiables por alternativas que se presentan como mejores en tiempo presente. Esa peculiaridad ha sido explicitada tanto em las experiencias relacionadas al mundo de trabajo, cuanto en aquellas relacionadas al estudio y actividades culturales juveniles.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/14836
Arquivos Descrição Formato
000669587.pdf (966.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.