Repositório Digital

A- A A+

Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental

.

Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental
Outro título Comic strips as an alternative teaching material for enviromental education
Autor Lisbôa, Lívia Lüdke
Junqueira, Heloisa
Del Pino, Jose Claudio
Resumo Concebe-se que problemáticas ambientais podem chegar ao conhecimento de grande parte da população, e atingir pessoas de todas as idades e níveis de (in)formação, através dos meios de comunicação. As histórias em quadrinhos, no caso deste estudo, são consideradas um veículo muito importante para a informação, produção de signifi cados e tentativa de sensibilização das crianças, jovens e adultos. No presente estudo, buscou-se analisar os conteúdos relacionados à temática ambiental que fazem parte do enredo das histórias em quadrinhos de Maurício de Souza, e sua importância como difusores de concepções, saberes e conceitos do campo das ciências ambientais. Tais conceitos podem estar explícitos e/ou implícitos no conteúdo das histórias que buscam tratar de temáticas ambientais, portanto buscou-se também mostrar quais são os principais artefatos (imagens, palavras e signos) utilizados nesse espaço, visando à sensibilização do leitor.
Abstract We accept that environmental problematic can be known by most of the society, and reach people of all ages and (in) formation levels, trough the media. Comic strips, in the case of this study, are considered a very important medium for the information, meaning production and sensitizing children, young and old people. In the present study, we attempted to analyze the contents related to the environmental thematic that are part of the plot of Mauricio de Souza’s comic strips, and its importance as a diffuser of opinions, knowledge, representations and concepts on the fi eld of environmental science. These concepts can be explicit or implicit in the content of the comic strips with environmental thematic, so we attempted as well to show which are the main means of communication (images, words and signs) used in this space, that aim sensitizing the reader.
Contido em Gaia scientia. João Pessoa. Vol. 2, n. 1 (mar. 2008), p. 29-39
Assunto Educação ambiental
Ensino de quimica
Metodologia do ensino
[en] Comic strips
[en] Environmental thematic
[en] Sensitizing
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/148364
Arquivos Descrição Formato
000638103.pdf (151.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.