Repositório Digital

A- A A+

O pensamento matemático na Escola Básica

.

O pensamento matemático na Escola Básica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O pensamento matemático na Escola Básica
Outro título The mathematical thinking in the Secondary School
Autor Carvalho, Sandro Azevedo
Ripoll, Cydara Cavedon
Resumo Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “Como familiarizar gradativamente os alunos da Escola Básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano do Ensino Fundamental, realizada em 2008, na qual o professor, enquanto discute as propriedades da operação de adição de números naturais, procura desenvolver a abstração e o pensamento matemático dos alunos, sem se afastar da linguagem inerente a este nível de escolaridade. Essa e outras atividades que buscavam o mesmo objetivo despertaram, em alguns alunos, o hábito de tentar justificar matematicamente os resultados trabalhados em sala de aula.
Abstract With the aim of making the reader think over the question “How can we help students of the Secondary School to become familiar with Mathematical thinking?”, we report in this paper an experience that took place in an 8th grade classroom in 2008: the teacher, while discussing about addition properties, tries to develop with his students both abstract and mathematical thinking, keeping the appropriate vocabulary of this school level.
Contido em Zetetiké. Campinas. Vol. 21, n. 40 (jul./dez. 2013), p. 149-161
Assunto Aritmética
Ensino fundamental
Pensamento matemático
[en] Addition properties
[en] Mathematical thinking
[en] Proof in mathematics
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/148383
Arquivos Descrição Formato
001001167.pdf (157.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.