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O comportamento do consumidor de churrasco em churrascarias no Rio Grande do Sul

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O comportamento do consumidor de churrasco em churrascarias no Rio Grande do Sul

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Título O comportamento do consumidor de churrasco em churrascarias no Rio Grande do Sul
Autor Mazocco, Franciele Secco
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Atributo de compra
Comportamento do consumidor
[en] Attributes
[en] Barbecue
[en] Brazilian steakhouse
[en] Consequences
[en] Consumer behavior
[en] Laddering
[en] Means-end chain
[en] Value hierarchy
Resumo Novas tendências na alimentação estão surgindo e modificando os hábitos de consumo do povo brasileiro. Desde opções saudáveis e equilibradas, até o aprimoramento das junk foods – processo conhecido como gourmetização – e a eliminação da origem animal nas refeições: são inúmeras as novidades no mercado de alimentação fora do lar. No meio desse emaranhado de mudanças gastronômicas, ainda persistem aquelas opções consideradas tradicionais, vindas dos costumes do povo. No caso gaúcho, é o churrasco das churrascarias que tem o papel de propagar a cultura dos pampas no setor da alimentação fora do lar. Perante esse cenário de novas tendências e novos hábitos, a presente pesquisa buscou entender as relações entre atributos, consequências e valores pessoais que motivam a decisão pelo consumo de churrasco em churrascarias no Rio Grande do Sul. O estudo apoiou-se na Teoria da Cadeia Meios-Fim, de Gutman (1982), e no método qualitativo de escalonamento (laddering) elaborado por Reynolds e Gutman (1988). Foram realizadas nove entrevistas em profundidade com consumidores assíduos de churrascarias e os dados qualitativos obtidos foram analisados sob a ótica quantitativa, através da Matriz de Implicação, formando um Mapa de Hierarquia de Valores, que apontou as relações mais fortes entre os elementos encontrados. Com os resultados, foram identificados três valores pessoais dominantes: prazer, realização pessoal e socialização – os quais expressam os objetivos finais dos consumidores que optam pelo churrasco das churrascarias gaúchas.
Abstract New trends in the food market are emerging and changing the consumption habits of the Brazilian population. From healthy and balanced options to the improvement of junk food – a phenomenon known in Brazil as gourmetização – and the elimination of animal origin products in meals, there are countless innovations regarding the food service market. Among this tangle of gastronomical changes, however, some dishes considered to be traditional still remain as key options to customers. Considering the gaúcho case, it is the barbecue prepared by steakhouses that has the role of spreading the culture of the pampas in the food service market. Given this scenario of new trends and new habits, the present research sought to understand the relations between attributes, consequences and personal values that motivate the decision of consuming barbecue in steakhouses in Rio Grande do Sul. The study was methodically based on the Means-End Chain Theory developed by Gutman (1982), along with the qualitative laddering method developed by Reynolds and Gutman (1988). Nine interviews were conducted with assiduous customers of steakhouses; the qualitative data obtained was analyzed from the quantitative point of view, by means of the Implication Matrix, forming a Hierarchical Value Map, which pointed out the most significant relations between the elements addressed by those interviewed. With the results, three dominant personal values were identified: pleasure, personal achievement and socialization – which express the ultimate goals of customers who choose the barbecue of traditional Brazilian steakhouses.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148396
Arquivos Descrição Formato
001002574.pdf (1.441Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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