Repositório Digital

A- A A+

Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal

.

Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal
Outro título Steps of the budgeting on the planning of a crafty brewery
Autor Ostermann, Cláudia Luiza
Orientador Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Ciências contábeis
[en] Budgeting
[en] Management accounting
[en] New business planning
Resumo O orçamento empresarial é uma importante ferramenta da contabilidade gerencial que projeta o futuro de uma empresa em relação ao seu fluxo de caixa, resultado e patrimônio, podendo ser utilizado como instrumento no planejamento de uma nova empresa. Assim, o objetivo desta pesquisa foi demonstrar as etapas a serem consideradas na construção do orçamento empresarial no planejamento de um novo negócio. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma cervejaria artesanal no Rio Grande do Sul. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, sendo utilizadas três fontes de evidências: documentação, registro em arquivo e entrevistas. Os resultados demonstraram que a construção do orçamento empresarial tem grande importância no planejamento de um empreendimento, uma vez que possibilita aos sócios terem uma visão integral dos resultados da empresa. Assim, com base nas premissas estabelecidas, as etapas do orçamento foram elaboradas e os resultados foram projetados, permitindo que os sócios avaliassem de forma concreta seu interesse quanto ao investimento no negócio. Por fim, ressaltase que o orçamento empresarial deveria ser utilizado por todas as empresas, especialmente nos projetos de planejamento de novos negócios.
Abstract The budgeting is an important management accounting tool that projects the future of a company in relation to its cash flow, income and assets, and can be used as a tool in planning of a new business. The objective of this research was to demonstrate the steps to be considered in building the business budgeting when planning a new business. For that, it was made a case study in a crafty brewery in Rio Grande do Sul state. This research is characterized as qualitative, exploratory, and three sources of evidence were used: documentation, records on files and interviews. The results showed that the construction of the budgeting is very important on the planning of an enterprise, as it enables members to have a comprehensive view of the company's results. Thus, based on the established premises, the budget was built and the results were forecasted, allowing the partners appreciate concretely their interest on the investment in the business. Finally, it is noteworthy that the budgeting should be used by all companies, especially in new business planning projects.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148425
Arquivos Descrição Formato
001001353.pdf (214.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.