Repositório Digital

A- A A+

Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS

.

Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS
Autor Ramires, Júlia Razzolini
Orientador Salgado, Tania Denise Miskinis
Co-orientador Secco, Gisele Dalva
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Ensino de quimica
Interdisciplinaridade
Radioatividade
[en] Comics
[en] Interdisciplinarity
[en] PIBID
[en] Radioactivity
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar se as atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar, através das Histórias em Quadrinhos (HQs), sobre o tema radioatividade favoreceram a discussão, de forma integrada, dos conhecimentos químicos e físicos propostos. O presente trabalho objetiva também verificar as formas de contribuição das atividades realizadas na disciplina eletiva interdisciplinar “Heróis em quadrinhos: leituras interdisciplinares” para a apropriação dos saberes científicos e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos, a partir dos trabalhos realizados ao longo do ano de 2015 no Colégio de Aplicação da UFRGS. Este projeto foi desenvolvido no âmbito do subprojeto PIBID Interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS (PIBID Intervale), o qual reúne bolsistas de diferentes áreas (Biologia, Filosofia, Física, Letras, Matemática e Química). Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo Investigação-Ação. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos alunos: a criação de um super-herói ou heroína e a construção de uma HQ. A partir da análise dos resultados obtidos notou-se que o trabalho interdisciplinar com as HQs favoreceu em diversos momentos a discussão integrada dos conhecimentos físicos e químicos relativos à temática sobre radiações, assim como possibilitou o estabelecimento de relações afim de facilitar a apropriação e o contato inicial com o conhecimento científico. Além disso o trabalho com as HQs promoveu o engajamento emocional dos alunos e se mostrou uma ótima estratégia para a introdução de temas científicos, porém foi constatado que para apropriação do tema radioatividade é necessário mais tempo e acúmulo de saberes disciplinares.
Abstract This final term paper has the following goals: first it analyses if the activities developed in a interdisciplinary way can promote an integrated debate between chemistry and physics knowledge proposed by presenting Comics about radioactivity; second, it checks how the activities done in an elective interdisciplinary subject, “Heroes in Comics – interdisciplinary readings”, contribute to understand scientific knowledge, and to develop reading and writing abilities, by analyzing school-works done during 2015 at Aplicação School of UFRGS. This project was developed within PIBID´s interdisciplinary subproject, PIBID Intervale, which puts together students from different colleges (Biology, Philosophy, Physics, Humanities, Mathematics, and Chemistry) of Campus do Vale at UFRGS – a public university in Porto Alegre city, Brazil. A methodology of qualitative research was applied through investigation-action instruments, like the author´s field diary, and the works done by the students during the school year, such as create a super hero (male or female) and a comic. Analyzing the results, it was possible to note that on various occasions the interdisciplinary work with comics favored the integrated debate of chemistry and physics knowledge about radiation, as well as enabled to establish relations in order to make easier appropriation and an initial contact with scientific knowledge. Besides, working with Comics promoted an emotional engagement of the students, and it proved to be a great strategy to introduce scientific themes. However, more time and accumulation of school-subjects knowledge about radioactivity are necessary in order that this theme can be appropriated by the students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148452
Arquivos Descrição Formato
001001583.pdf (4.778Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.