Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorHomrich, Arthur Fogliattopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-27T02:13:55Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148462pt_BR
dc.description.abstractEstre trabalho buscou analisar o perfil sócio econômico, as preferências e hábitos dos consumidores de cervejas artesanais na cidade de Porto Alegre. Para embasar as análises, foram utilizados referenciais teóricos acerca do comportamento do consumidor, fatores influenciadores no processo decisório de compra e bibliografias específicas sobre cerveja. O levantamento dos dados foi feito a partir de um questionário disponibilizado na Internet, a fim de atingir o maior número possível de consumidores de cervejas artesanais residentes na cidade. Após a análise dos dados, foi possível identificar que o perfil sócio econômico destes consumidores é composto, em sua maioria, por adultos com idade entre 26 e 30 anos, pertencentes à classe média alta e que estão cursando ou que já concluíram o ensino superior. Além disso, verificou-se que grande parte começou a consumir cervejas artesanais nos últimos três anos, demonstrando que este é um mercado relativamente novo e com imenso potencial de crescimento. Também foi observado que o sabor da bebida é o atributo mais valorizado por estes consumidores, e que os principais agentes influenciadores do processo decisório de compra são os familiares e amigos mais próximos. Em síntese, concluiu-se que os consumidores de cervejas artesanais buscam por produtos de qualidade diferenciada, e que avaliam diversos atributos antes da tomada de decisão. Além disso, utilizam várias fontes de informação para manterem-se atualizados acerca de novidades relacionadas às cervejas artesanais.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the economic profile, preferences and habits of consumers of craft beers in the city of Porto Alegre. To support the analysis, were used theoretical references about consumer behavior, influencing factors in the decision-making process of buying and specific bibliographies of beers. The data collection was done by applying a questionnaire available on the Internet, in order to reach the largest possible number of consumers of craft beers residents in the city. After analyzing the data, it was possible to identify that the economic profile of these consumers are composed mostly by adults, aged between 26 and 30 years, belonging to the upper middle class and who are enrolled in or have completed higher education. Furthermore, it was found that most customers began to consume craft beers in the past three years, demonstrating that this is a relatively new market, with a huge potential of growth. It was also observed that the flavor is the most valued attribute for these consumers, and the main influencers of decision-making process are the family and close friends. In short, it was concluded that consumers of craft beers looking for outstanding product quality, and assess various attributes before making a decision. In addition, using various sources of information to keep up to date about news related to the craft beer market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectPerfil do consumidorpt_BR
dc.subjectBuying behavioren
dc.subjectCerveja artesanalpt_BR
dc.subjectInformation sourcesen
dc.subjectCraft beeren
dc.titleAnálise do perfil e das preferências do consumidor de cervejas artesanais em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002119pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples