Repositório Digital

A- A A+

Utilização da análise exploratória no monitoramento espaço-temporal da qualidade da água bruta captada do Rio dos Sinos

.

Utilização da análise exploratória no monitoramento espaço-temporal da qualidade da água bruta captada do Rio dos Sinos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Utilização da análise exploratória no monitoramento espaço-temporal da qualidade da água bruta captada do Rio dos Sinos
Autor Pedrotti Júnior, Sidnei Luiz
Orientador Ferrão, Marco Flôres
Co-orientador Sirtori, Carla
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Bacharelado.
Assunto Análise da água
Análise de agrupamentos hierárquicos
Cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massa
Resumo O monitoramento da qualidade da água de mananciais é de suma importância para a manutenção das atividades do ser humano e conservação do meio-ambiente. A quantidade de dados gerada por programas de monitoramento e verificação de padrões para tratamento nem sempre é bem aproveitada. As técnicas de análise multivariada, entre elas a análise de agrupamento hierárquico e a análise de componentes principais, permitem que se extraiam informações que possibilitem uma compreensão da relação dos parâmetros estudados e de que forma essas relações criam padrões comportamentais. Os resultados obtidos permitem que se identifiquem os parâmetros mais significativos, bem como quais podem ser eliminados. Esses padrões comportamentais permitem avaliar quais as possíveis causas de contaminação, além de permitirem identificar sua relação com os ciclos apresentados pelas diferentes atividades humanas. Neste trabalho foram verificadas quais variáveis afetam a qualidade da água captada da bacia do Rio dos Sinos, bem como sua relação com as atividades humanas e padrões climáticos. A análise de dois conjuntos de dados distintos, através da análise de agrupamento hierárquico, mostrou que ocorre a formação de dois grupos de variáveis, com a presença de algumas variáveis adicionais para um dos conjuntos. A análise temporal e espacial das amostras demonstrou que esta técnica é satisfatória para o segundo caso. A análise de componentes principais evidenciou que ocorre uma segregação ao efetuar uma análise temporal e confirmou os resultados obtidos pela análise de agrupamento hierárquico para o caso espacial. A aplicação da análise exploratória multivariada evidenciou que sua utilização é possível para verificação de padrões comportamentais, tanto do ponto de vista temporal quanto espacial, e permitem a criação de modelos para monitoramento destes comportamentos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148464
Arquivos Descrição Formato
001002293.pdf (1.891Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.