Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Nícolas Almeida dospt_BR
dc.date.accessioned2016-09-27T02:14:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148503pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta como base de estudo a definição de posicionamento em Porto Alegre e Região Metropolitana da empresa especializada em reformas e reparos em residências chamada Comercial Lopes. Inicialmente, o mercado em questão foi contextualizado e foram apresentados seus principais players, bem como principais problemas e oportunidades. Após, foram introduzidas referências teóricas que buscam elucidar os conceitos de marketing, segmentação de clientes, posicionamento e reposicionamento de mercado. Foi utilizada como metodologia para alcance dos objetivos do trabalho a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo a coleta de dados realizada através de 8 entrevistas em profundidade semiestruturadas com Proprietários de imóveis, Inquilinos e Imobiliárias (todos com envolvimento com a empresa estudada). Com base nas informações coletadas, apresenta-se o mapa de comparação entre os atributos de paridade e diferenciação entre a Comercial Lopes e sua concorrência na visão dos diferentes atores estudados ao longo da pesquisa. Concluiu-se que a Comercial Lopes necessita de ajustes em seu posicionamento de mercado, ressaltando ao público seus principais diferenciais (Qualidade do Serviço, Agilidade e Profissionalismo), os quais não são salientados atualmente.pt_BR
dc.description.abstractThis paper studies how to define the positioning in Porto Alegre and Metropolitan Region area for a company specialized in renovations and repairs in homes called Comercial Lopes. Initially, the market in question was contextualized and presented its key players as well as key problems and opportunities. After, theoretical references were introduced and explained the concepts of marketing, customer segmentation, market positioning and repositioning. The methodology used for achieving the work goals was exploratory qualitative, having data collection performed by 8 semi-structured depth interviews with property owners, tenants and real estate (all involvement with the company studied). By the information collected, the paper presents the comparison map between the attributes of parity and differentiation between Comercial Lopes and its competitors in view of the different actors studied during the research. It was concluded that the Comercial Lopes needs to review its market positioning, emphasizing the public its key differentiators (Quality of Service, Agility and Professionalism) which are not currently highlighted.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPositioningen
dc.subjectMicroempresapt_BR
dc.subjectMarket analysisen
dc.subjectRenovations and repairs in homesen
dc.titleDefinição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002854pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples