Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Maria de Lurdes Furno dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Alves dapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-27T02:14:26Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148522pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária. Aliados a este objetivo, os objetivos específicos são: averiguar se os alunos possuem interesse pela área tributária, com intenções de especialização, quais fatores motivam e desmotivam o aluno no estudo da legislação tributária, e se o aluno se considera apto para o mercado de trabalho com os conhecimentos sobre contabilidade tributária adquiridos durante o curso. A metodologia utilizada é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento ou survey, com a utilização de questionário aplicado aos discentes do sétimo e oitavo semestres do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para uma amostra de cinquenta e quatro alunos, representantes de 44% da população. Os resultados apontam que a maioria dos alunos compreende a importância da matéria tributária para a sua formação, bem como para o desempenho de sua profissão, no entanto não demonstra interesse em dedicar mais tempo ao estudo da legislação, nem continuar o estudo da área tributária após a conclusão do curso. Os resultados também indicam que a falta de motivação, decorrente das constantes atualizações da legislação e normativos tributários, pode ser uma das causas pelas quais os universitários postergam o aprofundamento no conhecimento tributário, deixando para dar atenção a este assunto apenas quando forem inseridos no mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to identify the perception of the pupils of the Course of Accounting Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul on the relevance of the study and power in tax accounting. Allied to this objective, the specific objectives are: to check if the pupils have interests for the tax area, with specialization intentions, what factors motivate and discourage student in the study of the tax legislation, and if the pupil is considered suitable for the labor market with the knowledges on tax accounting acquired during the course. The used methodology is classified how quantitative, descriptive and of lifting or survey, with the use of questionnaire devoted to the pupils of the seventh and eighth thing semesters of the Course of Accounting Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul for a sample of fifty four pupils, representatives of 44 % of the population. The results point that most of the pupils understand the importance of the tax matter for his formation, as well as for the performance of his profession, however it does not demonstrate interest in dedicating any more time to the study of the legislation, not even continuing the study of the tax area after the conclusion of the course. The results also indicate that the lack of motivation, resulting from the constant updating of the legislation and prescriptive tributaries, can be one of the causes for which the university professors postpone the deepening in the tax knowledge, leaving to give attention to this matter only when they are inserted in the labor market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelevanceen
dc.subjectContabilidade tributáriapt_BR
dc.subjectTaxAccountingen
dc.subjectStudenten
dc.titleRelevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000782pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples