Repositório Digital

A- A A+

Análise de custos na criação de cães de estimação da raça Spitz Alemão

.

Análise de custos na criação de cães de estimação da raça Spitz Alemão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise de custos na criação de cães de estimação da raça Spitz Alemão
Autor Baladão, Alisson Morel
Orientador Velho, Cassiane Oliveira
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Contabilidade
[en] Absorption costing
[en] Creation of dogs
[en] Selling price
Resumo O crescimento do mercado Pet cria um cenário favorável para o início dos negócios envolvendo a criação de cachorros de estimação. Porém, antes de iniciar as atividades, a empresa necessita não apenas conhecer o mercado que irá atuar, mas também entender as variáveis e processos internos do negócio. Assim, a gestão de custos é a ferramenta indispensável para avaliar se um canil deve começar a produção de cachorros da raça Spitz Alemão Anão. O objetivo deste estudo foi identificar quais as variáveis relacionadas à gestão de custos na criação de cães da raça Spitz Alemão Anão e a sua importância no planejamento de viabilidade deste negócio. Para este fim, foi utilizado o método de estudo de caso. Nesta pesquisa, foram identificadas as variáveis relacionadas à criação de cães as quais se dividiram entre custos fixos, variáveis e semifixos. A fim de demonstrar uma concepção gerencial fora adotado o custeio por absorção, o qual serviu de base para a empresa mensurar os custos de produção, encontrar o ponto de equilíbrio e formar seu preço de venda através da técnica de uso do mark-up, comparando o preço formado ao já praticado no mercado. A seguir, fora mensurado o lucro potencial através do aumento do número de ninhadas. Por fim, concluiu-se que a criação de cães deve se iniciar pois além de ser viável a atividade apresenta enorme potencial de lucro com o aumento no número de ninhadas no canil.
Abstract The growing of the Pet market creates a positive scenario for the start of business involving the creation of dog pets. However, before start activities, the company should not just know the market but also understand the variables and internal processes involved at this business. Like this, the costs management is an indispensable tool for analyze if a kennel should begin the creation of Toy German Spitz dogs. This study objective was identifying what are the variables related to the costs management about the creation of German Spitz dogs and their importance to the viability plan of that business. For this purpose, as methodology was chosen the case study method. In this research, was identified the variables related to dogs creation, this ones was separated into variable, fix and semi fix costs. In order to demonstrate a management concept had been adopted the absorption costing which was the basis for the company to measure the production costs, calculate the breakeven point and formatting the selling price using mark-up method, comparing the selling price of this method with the market value. Next, was measured the potential profit through the growing of brooding numbers. Finally, it was concluded that the creation of dogs should start because besides it is viable, the activity presents a huge potential profit with the growing number of broodings of kennel.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148532
Arquivos Descrição Formato
001000960.pdf (349.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.