Repositório Digital

A- A A+

Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS

.

Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS
Autor Ferrarezi, Rafael
Orientador Fonseca, Denise Grosso da
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física
Ensino médio
[en] High school
[en] Non-participation
[en] Physical Education
Resumo O presente estudo tem como objetivo compreender as causas que levam os alunos do Ensino Médio a não participarem das aulas de Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatores que motivaram essa pesquisa estão relacionados a questionamentos feitos pelo autor durante a graduação, os quais buscavam entender o motivo pelo qual muitos alunos não participavam das aulas. O referencial teórico utilizado abordou a juventude, a Educação Física no Ensino Médio e a não participação dos alunos nas aulas. A discussão abordou temáticas consideradas importantes na reflexão sobre a temática e as análises apontam que a não participação nas aulas pode ser atribuída a diferentes aspectos, como resistência a mudanças nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em relação as do Ensino Fundamental; relutância a alguns tipos de contato corporal; falta de motivação para a realização das atividades propostas e o significado atribuído a algumas práticas da cultura corporal.
Abstract This study aims to understand the causes which lead to High School students not to participate in Physical Education classes. It is a qualitative study and the collection of information was performed through observation, semi-structured type of interviews and field journal. The factors that motivated this research are related to inquiries by the author during the graduation, which sought to understand why many students did not attend classes. The theoretical reference addressed the youth, Physical Education in High School and the non-participation of students in classes. The discussion addressed issues considered important in the reflection on nonparticipation in classes and the analysis show that the non-participation in class can be attributed to different aspects, such as resistance to changes in Physical Education classes in High School in relation to the elementary school ones; reluctance to some types of body contact; lack of motivation to perform the proposed activities and the meaning attributed to some practices of the body culture.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148543
Arquivos Descrição Formato
001000476.pdf (422.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.