Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBianchi, Márciapt_BR
dc.contributor.authorSaraiva, Júlia de Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-28T02:15:03Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148578pt_BR
dc.description.abstractA participação do cidadão na fiscalização, no monitoramento e no controle das contas públicas é um importante mecanismo de prevenção à corrupção. Assim, esse estudo visa analisar o papel da contabilidade aplicada no setor público e da auditoria governamental para a promoção da transparência e do controle social das contas públicas, considerando a implementação da Lei de Acesso à Informação. O estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental. Verificou-se um crescimento anual de acesso ao Portal da Transparência desde sua criação, em 2004, até o ano de 2014. Da mesma forma, percebeu-se um aumento gradual no número de pedidos de acesso à informação por ano no Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão desde 2012 a 2014. Outro resultado que merece destaque foram os temas mais pesquisados nas ferramentas de transparência e controle social: finanças e administração pública. Esses temas se relacionam com a contabilidade aplicada ao setor público e a auditoria governamental por tratarem do patrimônio da administração pública e de suas variações. Dessa forma, concluiu-se, que a contabilidade aplicada ao setor público e a auditoria governamental junto com o desenvolvimento da legislação brasileira promoveram a transparência e o controle social das contas públicas, contribuindo para o desenvolvimento de ferramentas de acesso à informação e de controle social.pt_BR
dc.description.abstractCitizen participation in the supervision, monitoring and control of public finances is an important mechanism to prevent corruption. Thereby, this study aims to examine the role of accounting applied in the public sector and government auditing to promote transparency and social control of public finances, considering the implementation of the Lei de Acesso à Informação. The study is classified as a qualitative, descriptive and documentary research. It was noticed an annual increase of access to the Portal da Transparência since its creation, in 2004, until the year 2014. Likewise, there was a gradual increase in the number of requests for information access by year in the Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão from 2012 to 2014. Another result worth mentioning was the most searched topics on the tools of transparency and social control: finance and public administration. Since these issues are related to the accounting applied to the public sector and the government auditing for dealing with the public administration patrimony and its variations. Thus, it was concluded that the accounting applied to the public sector and the government auditing along with the development of Brazilian legislation promoted transparency and social control of public finances, contributing to the development of tools to access information and social control.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccounting applied in the public sectoren
dc.subjectContabilidade públicapt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectGovernment auditen
dc.subjectAuditoriapt_BR
dc.subjectTransparencyen
dc.subjectSocial control of public financesen
dc.subjectContas públicaspt_BR
dc.titlePapel da contabilidade aplicada ao setor público e da auditoria governamental para a promoção da transparência e do controle social das contas públicaspt_BR
dc.title.alternativeThe role of accounting applied in the public sector and government audit to promote transparency and social control of public finances en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001001527pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples