Repositório Digital

A- A A+

Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental

.

Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental
Autor Pereira, Paulo Roberto Rocha
Orientador Barreto, Umbelina Maria Duarte
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem
Arte
Educação
Geometria
Percepção
Resumo Este trabalho tem como objetivo demonstrar como duas diferentes áreas de conhecimento, Arte e Geometria, aparentemente separadas pela clássica dicotomia Razão X Emoção, têm muito mais em comum do que pontos de divergência. A Arte e a Geometria podem convergir e ampliar a aprendizagem dos alunos, e, nesse sentido, pretende-se mostrar que, com frequência, encontra-se o uso intuitivo ou intencional de conceitos geométricos realizados pelos artistas na execução de suas obras, prioritariamente, na busca de harmonia e equilíbrio, em uma referência estética que enfatiza a boa forma. A convergência entre arte e geometria pode ser utilizada para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, como é demonstrado a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que é possível obter a participação dos alunos através de atividades estimulantes e envolvedoras, tal como as que foram propostas no estágio docente. Com exercícios planejados e preparados a partir de obras de artistas como M.C. Escher, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e do Grupo Coletivo Muda, o ensino de artes pode enveredar pela Geometria e resultar em um exercício de percepção, criatividade e contemplação tornando-se instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de artes para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de aprender Arte na escola.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148607
Arquivos Descrição Formato
001003133.pdf (6.786Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.