Repositório Digital

A- A A+

Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq

.

Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq
Autor Ribeiro, Marcelo Linhares
Orientador Rocha Neto, Ivan
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Administração pública
Aprendizagem organizacional
Relatórios anuais
[en] Management report
[en] Organizational learning
[en] Public administration
Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise da atividade de elaboração de relatório de gestão e o seu uso para a aprendizagem organizacional no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq à luz da teoria das cinco disciplinas de Peter Senge e da investigação por meio da pesquisa qualitativa. Este trabalho propõe o aperfeiçoamento da elaboração de relatório de gestão e seu uso como meio de aprendizagem organizacional, reforçando a visibilidade da atividade no âmbito da administração pública. Os resultados mostram que, apesar do campo fértil para a transformação da rotina burocrática em instrumento de aprendizagem individual e coletiva, o mesmo ainda não se caracteriza como meio de aprendizagem organizacional.
Abstract The purpose of this dissertation is to present the results of the analysis of activity of management reporting and its use for organizational learning in the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. In the light of the theory of the five disciplines of Peter Senge, and research by means of qualitative research. This paper proposes the improvement of reporting to management and its use as an instrument for organizational learning enhancing the visibility of the activity in the field of public administration. The results show that, despite the fruitful field for the transformation of bureaucratic routine in individual and collective learning instrument, the same has not yet been characterized as means of organizational learning.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/148618
Arquivos Descrição Formato
001002605.pdf (798.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.