Repositório Digital

A- A A+

Análise de variações de custo entre orçado e executado em obras de construção civil de uma empresa de Porto Alegre

.

Análise de variações de custo entre orçado e executado em obras de construção civil de uma empresa de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise de variações de custo entre orçado e executado em obras de construção civil de uma empresa de Porto Alegre
Autor Soares, Douglas Leonardi
Orientador Lorenzi, Luciani Somensi
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Este trabalho realiza uma análise extensiva de documentos de uma empresa de construção civil de Porto Alegre para identificação de variações de custo entre orçamentos e execução de obras. Apresentam-se causas principais para estas variações bem como quais são os serviços que mais sofrem distorções. A elaboração de um ranking das maiores distorções baseado em relatórios gerenciais da empresa auxilia na análise e identificação de causas de variação de custo. A pesquisa bibliográfica apresenta todo o conteúdo básico necessário ao leitor para o entendimento dos resultados e análises desenvolvidas ao longo do trabalho. Definições de tipos de orçamentos realizados pela empresa, como estimativas de custo, orçamento preliminar e orçamento analítico, aparecem nas análises ao longo de todo o trabalho. Os empreendimentos analisados foram selecionados conforme um mesmo padrão construtivo em concreto armado com alvenaria de vedação e todos residenciais com data de término entre os anos de 2010 a 2015. As análises delimitam-se aos custos realizados apenas com a construção dos empreendimentos, ficando de fora custos com marketing, terreno e lucros da empresa. Para a identificação dos grupos que mais sofrem variações foi desenvolvido uma fórmula chamada de índice de variação de custo que considera o percentual de variação do grupo e sua representatividade perante o orçamento global da obra. A análise apontou sete principais grupos responsáveis por 70% dos índices de variação das obras. Estes grupos foram analisados minuciosamente desde relatórios de orçamento, contratações efetuadas pelas obras, relatórios de orçado vs realizado, planilhas de medições, projetos de orçamento e projetos finais utilizados na obra. Ficando claros os diversos causadores das variações de custo e a importância de elaborar orçamentos com projetos executivos e não utilizar parâmetros ou estimativas de custo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148661
Arquivos Descrição Formato
001002175.pdf (10.12Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.