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Indicador de falhas de qualidade baseado na percepção dos usuários de habitação de interesse social

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Indicador de falhas de qualidade baseado na percepção dos usuários de habitação de interesse social

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Título Indicador de falhas de qualidade baseado na percepção dos usuários de habitação de interesse social
Outro título Indicator of quality failures based on the perception of end users of Social Housing
Autor Berr, Leticia Ramos
Echeveste, Márcia Elisa Soares
Lorenzi, Luciani Somensi
Formoso, Carlos Torres
Resumo O déficit habitacional é um grande desafio das políticas públicas no Brasil, não somente no sentido de suprir habitações na quantidade necessária, como também quanto à confiabilidade dos produtos ao longo da vida útil. Estudos prévios identificaram problemas de qualidade em empreendimentos de habitação de interesse social, que podem estar relacionados ao processo de desenvolvimento do produto ou a falhas na execução. Contudo, nenhum destes estudos avalia a qualidade das edificações de forma multidimensional, tampouco vincula explicitamente a percepção do usuário final do produto a outras dimensões da qualidade. Este artigo propõe um instrumento para mensurar a qualidade do produto, com base na percepção do usuário final das habitações de interesse social, cujo produto final é um conjunto de medidas relacionadas à percepção de qualidade dos usuários finais sobre a confiabilidade do produto habitacional. As medidas são obtidas por meio de uma pesquisa utilizando a técnica estatística de fração atribuível populacional (FAP). Propõe-se a aplicação do instrumento para identificar como as falhas nas edificações afetam a qualidade das habitações na visão do usuário. O entendimento desta relação pode contribuir para a melhoria de empreendimentos habitacionais e do controle de obras pela incorporação da visão do usuário final em indicadores de qualidade, os quais podem ser utilizados em sistemas de benchmarking.
Abstract Housing shortage is a major public policy challenge in Brazil, not only in terms of the need to supply the necessary number of dwellings, but also with regards to product reliability throughout the lifecycle. Previous studies have identified quality problems in social housing projects that may be related to the product development process as well as to production failures. However, none of those studies has assessed the quality of buildings in a multidimensional way, neither established a clear connection between the perception of end users and other quality dimensions. This paper proposes a tool to measure the quality of the products, based on the perception of end users of social housing projects, which outcome is a set of measures concerned with the perception of quality by the final users in relation to the reliability of the housing product. These measures are obtained through a survey, using a statistical technique named population attributable fraction (PAF). This study proposes the application of the tool to identify how building defects can affect the quality of housing throughout the lifecycle period from the user’s point of view. Understanding this relationship can contribute to the improvement of housing projects and production control by incorporating the perception of final users in quality metrics, which can be used in benchmarking systems.
Contido em Ambiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre. Vol. 15, n. 4 (out./dez. 2015), p. 19-35
Assunto Estatística aplicada
[en] Defect indicator
[en] Population attributable fraction
[en] Quality improvement
[en] Quality perception
[en] Social housing
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/148671
Arquivos Descrição Formato
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