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Modelagem de um motor de combustão interna monicilíndrico

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Modelagem de um motor de combustão interna monicilíndrico

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Título Modelagem de um motor de combustão interna monicilíndrico
Outro título Modeling of a single cylinder internal combustion engine
Autor Batista, Leonardo dos Santos
Orientador Hayashi, Thamy Cristina
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Formula SAE
[en] Internal combustion engine
[en] Lotus engine silmulation
[en] Unidimensional modeling
Resumo O objetivo deste trabalho é modelar um motor a combustão interna monocilíndrico a gasolina, utilizando o software comercial Lotus Engine Simulation que permite realizar a simulação unidimensional de motores de combustão interna. Foram estudados os principais parâmetros de entrada necessários para a utilização do software. Dentre esses parâmetros estão o modelo de combustão de Wiebe e o modelo de transferência de calor de Annand, os quais foram avaliados separadamente quanto a sua influência nos resultados finais de torque no eixo do motor. Após as avaliações, o modelo de simulação foi calibrado pela comparação de resultados com dados experimentais obtidos de um motor monocilíndrico utilizado em veículo tipo Fórmula SAE. O teste experimental foi feito em um dinamômetro de chassi, equipamento que não foi o ideal para se obter os resultados de torque no eixo do motor. Entretanto, os resultados da simulação proporcionaram uma boa representação dos resultados experimentais.
Abstract The objective of this work is to model a gasoline single-cylinder internal combustion engine, using Lotus Engine Simulation commercial software that allows to perform the onedimensional simulation of internal combustion engines. The main input parameters required to use the software were studied. Among these parameters are the Wiebe combustion model and the Annand heat transfer model, which were assessed separately for their influence on the final results of torque on the motor shaft. After the evaluations, the simulation model was calibrated by comparing the results with experimental data obtained from a single-cylinder engine used in Formula SAE vehicle. The experimental test was conducted on a chassis dynamometer systems, equipment which was not ideal to get the results of torque on the motor shaft. However, the simulation results provide a good representation of experimental results.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148677
Arquivos Descrição Formato
001001978.pdf (648.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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