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dc.contributor.advisorHayashi, Thamy Cristinapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Leonardo dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2016-09-30T02:14:55Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148677pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é modelar um motor a combustão interna monocilíndrico a gasolina, utilizando o software comercial Lotus Engine Simulation que permite realizar a simulação unidimensional de motores de combustão interna. Foram estudados os principais parâmetros de entrada necessários para a utilização do software. Dentre esses parâmetros estão o modelo de combustão de Wiebe e o modelo de transferência de calor de Annand, os quais foram avaliados separadamente quanto a sua influência nos resultados finais de torque no eixo do motor. Após as avaliações, o modelo de simulação foi calibrado pela comparação de resultados com dados experimentais obtidos de um motor monocilíndrico utilizado em veículo tipo Fórmula SAE. O teste experimental foi feito em um dinamômetro de chassi, equipamento que não foi o ideal para se obter os resultados de torque no eixo do motor. Entretanto, os resultados da simulação proporcionaram uma boa representação dos resultados experimentais.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to model a gasoline single-cylinder internal combustion engine, using Lotus Engine Simulation commercial software that allows to perform the onedimensional simulation of internal combustion engines. The main input parameters required to use the software were studied. Among these parameters are the Wiebe combustion model and the Annand heat transfer model, which were assessed separately for their influence on the final results of torque on the motor shaft. After the evaluations, the simulation model was calibrated by comparing the results with experimental data obtained from a single-cylinder engine used in Formula SAE vehicle. The experimental test was conducted on a chassis dynamometer systems, equipment which was not ideal to get the results of torque on the motor shaft. However, the simulation results provide a good representation of experimental results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectUnidimensional modelingen
dc.subjectInternal combustion engineen
dc.subjectLotus engine silmulationen
dc.subjectFormula SAEen
dc.titleModelagem de um motor de combustão interna monicilíndricopt_BR
dc.title.alternativeModeling of a single cylinder internal combustion engine en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001001978pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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