Repositório Digital

A- A A+

Implementação de um modelo computacional para filtragem de cinzas de carvão volantes com filtros de manga

.

Implementação de um modelo computacional para filtragem de cinzas de carvão volantes com filtros de manga

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Implementação de um modelo computacional para filtragem de cinzas de carvão volantes com filtros de manga
Autor Garber, Guilherme Santana
Orientador Schneider, Paulo Smith
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Bag filters
[en] Coal fly ash filtration
[en] Energy for coal fly ash filtration
[en] Filtering efficiency
Resumo O presente trabalho trata da implementação de um modelo computacional para simular a filtragem de cinzas de carvão volantes com filtros de manga. O modelo calcula a densidade de potência necessária para a filtragem em função das características das cinzas e dos filtros, bem como da eficiência de filtragem desejada ao longo do ciclo de operação. Os resultados de um modelo de referência, encontrado na literatura, são utilizados para validação do modelo implementado. A estimativa da densidade de potência é complementada com o acoplamento de um sistema de ventilação. O modelo implementado é capaz de reproduzir o comportamento previsto pela trabalho de referência, mesmo na ausência de informação de alguns parâmetros do sistema. A análise de sensibilidade foi condizente com o previsto na literatura e pelo modelo de referência. Divergências entre os resultados previstos pelo modelo de referência e por outros trabalhos da literatura foram encontradas para os efeitos do aumento da velocidade de face.
Abstract The current work deals with the implementation of a computational model to simulate coal fly ash filtration using bag filters. The model calculates the power density required for the filter according to the characteristics of the ash and the filter. The filtering efficiency is also calculated for the operating cycle. The results of a reference model, found in the literature are used to validate the model implemented. The estimated power density is complemented by coupling a ventilation system. The implemented model is able to reproduce the behavior predicted by the reference work, even in the absence of information for some system parameters. The sensitivity analysis was consistent with the provisions of literature and reference model. Discrepancies between the results provided by the reference model and other papers were found for the purposes of increasing face velocity.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148725
Arquivos Descrição Formato
001001971.pdf (1.486Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.