Repositório Digital

A- A A+

Respeitando as diferenças no trânsito : alunos surdos em ação e movimento

.

Respeitando as diferenças no trânsito : alunos surdos em ação e movimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Respeitando as diferenças no trânsito : alunos surdos em ação e movimento
Autor Silva, Cármen Cristina Pereira da
Orientador Rego, Nelson
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Ensino e aprendizagem
Língua de sinais
Territorialidade
[en] Circulation
[en] Moved environment
[en] Signs’language
[en] Space
[en] Spaciality
Resumo As páginas que seguem trazem uma reflexão sobre um trabalho que está sendo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial para Surdos Vitória, em Canoas. Movimento e espacialidade estão presentes no cotidiano de todos nós. Pensando nesta perspectiva a proposta em questão tenta articular à experiência do dia-a-dia um olhar mais elaborado, mediado pelas categorias geográficas e tendo como suporte a gramática espacial da Língua de Sinais. No momento em que se discute a inclusão como elemento facilitador para uma convivência melhor entre as diferenças, busca-se ampliar as discussões trazendo as questões práticas envolvendo alunos surdos e suas vivências diárias no contexto da cidade. As experiências contextualizadas em Ambiências Móveis, inspiradas nas idéias de Rego (2003), norteiam as etapas do processo de apropriação do espaço vivido presente em trânsito.
Abstract Then following pages show a paper’s meditation that is being realized at the Special Studies to Deaf Vitória Municipal School. The movimentns and spaciality are present every day in our lives. Thinking in this perspective thatn this proporse tries to articulate our own experiences. A different lok from the rest of the students, that is mediated by geographics categories, that’s having like basis structures the gramar sign’s linguage. At the moment that we are discussing about the inclusion like eased element to a better coexistence between the people and the differences it’s necessary to making the discus bigger bringing practical questions involving deaf students and their daily routine in the city’s context. The experiences in context in moved environments inspired in the Rego’s ideas (2003) the stages of process of appropriate the lived space presents in circulation.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/14873
Arquivos Descrição Formato
000664149.pdf (4.626Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.