Repositório Digital

A- A A+

Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica

.

Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica
Outro título A proposal for teaching statistics education : using excel for graphic representation
Autor Bianchini, Daiani Finatto
Bisognin, Cleber
Soares, Débora da Silva
Resumo Este estudo discute a Educação Estatística e tem como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. As análises resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico precisa ser consolidado no espaço escolar. Os resultados sugerem que os alunos apreciam e se envolvem em propostas que tomam como ponto de partida a coleta e análise dos dados, isto é, aprender estatística “fazendo estatística” é uma necessidade. As dificuldades encontradas devemse, em grande parte, à falta de conhecimento relativo aos conceitos estatísticos e ao software utilizado. Apesar disso, o Excel foi um recurso que potencializou as relações entre as variáveis envolvidas, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo, a partir da compreensão da realidade.
Abstract This study discusses the Statistics Education and aims to analyze the possibilities and limits of a teaching proposal, which includes the graphical representation studies, done by elementary school students, using the Excel software. The analysis and results of this research have evidenced that it is necessary to consolidate the statistical field in the school environment. The results suggest that the students appreciate and engage themselves in proposals which take data collection and analysis as starting point, that is, learning statistics "doing statistics" is a demand. The difficulties encountered are, mainly, due to the lack of relative knowledge on statistical concepts and about the software used. Nevertheless, the Excel software as a resource that contributed to the extent that we can enhance the relations among the variables involved in the study, giving emphasis to an interpretative and reflective work from the understanding of the expressed reality. Therefore, a purposeful planning of the teacher in a problem-solving perspective, and in a contextualized and investigative work, is necessary.
Contido em RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), [11 f.]
Assunto Ensino de estatística
[en] Digital technologies
[en] Statistics education
[en] Survey
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/148789
Arquivos Descrição Formato
000984515.pdf (993.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.