Repositório Digital

A- A A+

Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer

.

Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer
Outro título Special education and the possibility of learning support : other ways to do
Outro título Atendimiento educacional especializado y la possibilidad de apoyo de la aprendizage : otras maneras de hacer
Autor Freitas, Claudia Rodrigues de
Christofari, Ana Carolina
Tezzari, Mauren Lúcia
Resumo O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola.
Abstract The aim of this article is to bring together different areas of pedagogical activity in the classroom through Special Education (SE) in preschool and elementary education. The study analyzes the following question: how SE is bringing together pedagogical practice to support the learning of students deemed to have Disabilities, Pervasive Developmental Disorder (PDD) and High Ability (HA) in ordinary classrooms. It begins by discussing the fundamental role of assessment in producing movement and putting in place new pedagogical relationships between students and teachers. The source of analysis is the classroom scenario, with Michel Foucault and Complex Thinking as the main players and teachers. The study and its scenarios take place within the Municipal teaching Network of Porto Alegre, where the three researchers come together and share experiences. The experiences reported were chosen to give visibility to the work that links students, families and schools.
Resumen El presente artículo articula distintos campos de la acción pedagógica en el aula con el Atendimento Educacional Especializado (AEE) en educación infantil y educación en la escuela primaria. La investigación analiza cómo el AEE há estado produciendo modos de articular las práticas pedagógicas con el fin de apoyar el aprendizaje de alumnos considerados con discapacidad, Trastorno Generalizado del Desarrollo (TGD) y Alta Capacidad (HA) en las aulas de la educación común. El punto de partida es el debate sobre el papel primordial de la evaluación produciendo movimiento e ponendo en marcha nuevas relaciones pedagógicas entre profesor y alumno. La fuente de analisis son escenas de la escuela, teniendo como interlocutores y lentes Michel Foucault y el Pensamiento Complejo. La investigación y escenas suceden en escuelas municipales de Porto Alegre, por ser el espacio donde se encuentram e intercambiam las experiências de los tres investigadores. Las experiencias fueran elegidas para dar visibilidad al trabajo que relaciona alumno, familia y escuela.
Contido em Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 24, n. 2 (maio/ago. 2016), p. 137-155
Assunto Atendimento especializado
Educação especial
Inclusão escolar
Prática pedagógica
[en] Assessment
[en] Pedagogical activity
[en] School inclusion
[en] Special education
[es] Atendimento educacional especializado
[es] Evaluación
[es] Inclusión escolar
[es] Prática pedagógica
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/148802
Arquivos Descrição Formato
000998864.pdf (361.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.