Repositório Digital

A- A A+

A produção de espaço residencial em cidade de fronteira : a expansão recente de Sant'Ana do Livramento - RS

.

A produção de espaço residencial em cidade de fronteira : a expansão recente de Sant'Ana do Livramento - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A produção de espaço residencial em cidade de fronteira : a expansão recente de Sant'Ana do Livramento - RS
Autor Schäffer, Neiva Otero
Orientador Carrion, Otilia Beatriz Kroeff
Data 1992
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Assunto Espaço urbano
Evolução urbana : Sant'ana do Livramento
Resumo Sant'Ana do Livramento surge e cresce numa vinculação estreita com a fronteira, na qual se estabelece sua individualidade. Sua estrutura e sua dinâmica expressam, num certo nível,os vínculos mantidos com a linha limite e a cidade de Rivera e, em outro, com as metrópoles platinas. A expansão física da cidade, a produção das áreas de uso residencial, tiveram esta conotação. O espaço construído prendia-se à linha divisória e era cercado por áreas rurais produtivas. As transrormações verificadas no curso de uma geração, a partir de meados da década de 60, apontam uma outra direção no processo de produção da cidade: a ruptura do espaço agrário circundante, a incorporação do mesmo ao uso urbano. A cidade rompe seus limites tradicionais e aproxima as práticas de seus agentes àquelas referidas à urbanização brasileira. A extensão da área construída, através da implantação de loteamentos destinados aos segmentos de menor renda e da formalização de espaços de melhor padrão construtivo, indica os processos de segregação e de acumulação que sustentam este novo momento. O trabalho procura identificar as transrormações na constituição dos espaços de uso residencial e analisar os procedimentos que, no âmbito do Est.ado e dos agentes privados, explicam sua expansão.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/148804
Arquivos Descrição Formato
000049605.pdf (44.55Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.