Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Ana Elísia dapt_BR
dc.contributor.authorSamurio, Mariana Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T02:16:27Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148811pt_BR
dc.description.abstractEm 2003, a Casa PA é construída em São Paulo, com projeto desenvolvido pelo Metro Arquitetos Associados, escritório fundado em 2000, e Paulo Mendes da Rocha, formado em 1954. A casa ganha destaque por nela estarem hibridizadas referências e práticas de duas gerações de arquitetos. Potencialmente, trata-se de um obra "radical" por traduzir um movimento dialético de referência ao ideário moderno e, ao mesmo tempo, de sua negação ou superação. Para mensurar essa "hibridização ou radicalidade", emprega-se o conceito de tipo em arquitetura e o modo como ele passou a ser tratado na concepção projetual moderna. Mais do que uma pré-figuração do projeto, o tipo passou a ser adotado como uma estrutura formal aberta a investigações que permite a incorporação de deformações e sobreposições de tipos ou "fragmentos de tipos" já testados em projetos anteriores. Decorrente deste procedimento, em uma sequência de projetos de um arquiteto, é possível identificar um "tipo mãe" e a interferência de um modelo na construção de outro, principalmente através do arranjo e reutilização de "alas-tipo" e da inserção dos elementos irregulares de composição (escadas e os núcleos hidráulicos), cuja função e proporção favorece ou impede a configuração da planta livre. À luz desta discussão, o artigo objetiva identificar como casas anteriores de Mendes da Rocha e do Metro interferem no projeto da Casa PA, entendendo ser esta análise um procedimento privilegiado para discutir o projeto como uma prática reflexiva.pt_BR
dc.description.abstractIn 2003, the PA House was built in São Paulo, designed by Metro Arquitetos Associados, office founded in 2000, and Paulo Mendes da Rocha, who graduated in 1954. The house gains importance because references and practices from two different generations of architects were blended in it. Potentially, it can be considered a 'radical' work, once it embodies a dialectical movement with modern ideals references and, at the same time, its negation or overcoming. To measure this 'hybridization or radicalism’’, the concept of 'type' is used in architecture and the way it became to be used in the modern design conception. More than a design pre-figuration, the type started to be adopted as a formal structure open to investigations that allow deformations and overlays incorporations of types or 'fragment of types’’, already tested in previous designs. Due to this procedure, in a sequence of an architect’s designs, it is possible to identify a 'mother type' and the interference of a model to build another, mainly through the arrangement and reuse of 'wing-types' and the insertion of irregular composition elements (stairs and hydraulic cores), whose function and proportion promotes or prevents the free design of the plan. Based on that discussion, the paper aims to identify how houses built before the practice of Mendes da Rocha and Metro interfere in the PA House design, understanding this analysis as a privileged procedure to discuss the design as a reflective practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofVirus : revista do nomads. São Paulo, USP. N.12 (2016), 15 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModern architectureen
dc.subjectRocha, Paulo Mendes da, 1928-pt_BR
dc.subjectContemporary architectureen
dc.subjectArquitetura modernapt_BR
dc.subjectResidential architectureen
dc.subjectCasaspt_BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectArquitetura contemporâneapt_BR
dc.subjectCasa PA, Edifício (São Paulo, SP)pt_BR
dc.titleCasa PA : entre Paulo Mendes da Rocha e Metro Arquitetospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000999395pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples