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dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorCorso, João Ricardopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-05T02:14:29Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148834pt_BR
dc.description.abstractA necessidade de renovação no ecossistema político brasileiro, devido a desilusão da sociedade civil e maior engajamento dos jovens ao questionar sua representatividade e a legitimidade dos partidos atuais, criou uma oportunidade para o Partido Social Liberal iniciar um processo de renovação interna. Através da tendência interna formada por liberais e libertários denominada LIVRES, formou-se núcleos locais para a agremiação de novos filiados, alinhados com as ideias que pautam a renovação. A formação do núcleo em Porto Alegre abriu espaço para a criação de um plano de comunicação. Para a elaboração desse plano foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa. Entre as técnicas que foram utilizadas, incluem-se duas entrevistas estruturadas diretas com o Diretor executivo da Fundação do PSL e o Coordenador de Comunicação, a aplicação de um questionário junto aos atuais voluntários do núcleo do LIVRES em Porto Alegre, e a coleta de dados secundários através do mapeamento do eleitorado jovem e suas convicções. A partir da definição das premissas para o plano decorrentes da pesquisa, desenvolveu-se uma lista de ações a serem executadas através de múltiplos canais com a ajuda de cinco ferramentas de comunicação: propaganda, relações públicas, promoção de vendas e merchandising, marketing digital.pt_BR
dc.description.abstractThe necessity for renovation in the Brazilian political ecosystem, given the disillusion within the civil society and strong engagement by the youth in the sense of questioning the representativeness and legitimacy of current political parties, created and opportunity for the Social Liberal Party to start a renovation process within the organization. Through the internal movement formed by classical liberals and libertarians that goes by the name “LIVRES”, local cells were created for the enrollment of new members, aligned with the ideas that guide the renovation. The formation of the cell in Porto Alegre opened space for the creation of a communication plan. To design this plan, an exploratory qualitative research was chosen. In the roll of techniques, it was included two interviews, with the Executive director of PSL Foundation and Communications Manager, a survey applied to the current volunteers of the local LIVRES cell in Porto Alegre, and the gathering of secondary data through the mapping of the the young electorate and their respective convictions. After defining the assumptions for the attainment of the plan, an action plan was developed and implemented through multiple channels with the help of five communication tools: propaganda, public relations, sales promotion, merchandising and digital marketing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunication planen
dc.subjectPlano de comunicaçãopt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectDigital marketingen
dc.subjectMarketing of ideiasen
dc.subjectPolitical marketingen
dc.titlePlano de comunicação para a tendência interna "Livres" do Partido Social Liberalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002607pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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