Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Valéria Ilsapt_BR
dc.contributor.authorPillon, Carolina Bravopt_BR
dc.contributor.authorThomas, Manuela Vasconcellospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorAymone, Jose Luis Farinattipt_BR
dc.date.accessioned2016-10-08T02:14:59Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148918pt_BR
dc.description.abstractUma das pesquisadoras deste artigo ao utilizar diariamente os serviços da TRENSURB (região metropolitana da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul), constatou a necessidade de sinalizar as paradas e avisos de estações para as pessoas com deficiência auditiva. Sendo assim, este artigo teve por objetivo propor um sistema de sinalização visual para pessoas com deficiência auditiva, que utilizam as áreas comuns e os vagões da TRENSURB, em consonância com as necessidades e limitações tecnológicas da empresa. Como métodos foram realizados pesquisas bibliográficas por internet e aplicação de questionário com pessoas com deficiência auditiva, no contexto das estações da TRENSURB, para embasar a proposta de projeto de sinalização visual. O resultado foi uma sinaleira para as portas internas e externas dos vagões, bem como dois painéis de LED para sinalizar o trajeto percorrido e indicar a próxima estação do trem. Evidenciou-se assim, os elementos indicadores de que a solução proposta apresentou vantagens em relação à sinalização em vigor, visto que essas medidas suprem as necessidades e problemas identificados pelos usuários quanto à segurança, informações sobre o trajeto e informações extraordinárias.pt_BR
dc.description.abstractOne of this paper’s researchers, when daily using the services of TRENSURB (metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul), noted the need of signaling the warnings of stops and stations for people with hearing impairment. Thus, this paper aimed to propose a visual signaling system for people with hearing impairment who use the common areas and the wagons of TRENSURB, in line with the needs and technological limitations of the company. The methodology was conducted by literature researches, internet and application of questionnaire to people with hearing impairment in the context of the TRENSURB stations, to support the proposed visual signaling project. The resulting proposal includes a traffic light for internal and external doors of the wagons, as well as two LED panels to signal the traversed path and indicate the next train station. In this way, the solution presents advantages over the actual signalization, considering that these modifications serve the needs and problems identified by users in terms of security, informations about the route and extraordinary information.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. v. 19, n. 2 (2015), p. 143-159pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSignalization projecten
dc.subjectDeficiente auditivopt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectHearing impaireden
dc.subjectTRENSURBen
dc.subjectDesign : Sinalizaçãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleAcessibilidade para pessoas com deficiência auditiva no transporte público : uma análise da TRENSURB de Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativeAccessibility for hearing deficient on public transport : an analysis of TRENSURB from Porto Alegreen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000978660pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples