Repositório Digital

A- A A+

Estratégias de enfrentamento da ansiedade na performance musical durante a preparação e realização de recital de mestrado

.

Estratégias de enfrentamento da ansiedade na performance musical durante a preparação e realização de recital de mestrado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégias de enfrentamento da ansiedade na performance musical durante a preparação e realização de recital de mestrado
Autor Coelho, Ianes Gil
Orientador Winter, Leonardo Loureiro
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Ansiedade
Enfrentamento
Performance musical
Práticas interpretativas (Música)
[en] Anxiety
[en] Coping strategies
[en] Music performance
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias de enfrentamento da ansiedade na performance musical utilizadas por mestrandos do curso de Pós-Graduação em Práticas Interpretativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na preparação e realização de recital avaliativo de Mestrado. A metodologia adotada foi o estudo multicasos, com abordagem fenomenológica, qualitativa e descritiva, abarcando três estudantes de instrumentos distintos – flauta transversal, piano e violão. Os procedimentos de coleta de dados se deram através de entrevista semiestruturada e observação dos momentos de preparação do repertório e realização do recital, registrado em áudio e vídeo. Os dados analisados foram abordados individualmente e também transversalizados, mostrando semelhanças e diferenças entre os casos. Os resultados apontam para ampla variedade de estratégias utilizadas pelos mestrandos, bem como a existência de inter-relações entre elas. Ocorreram momentos marcantes e distintos de ansiedade na performance musical durante a preparação e realização do recital, associados a diferentes causas e geradores de variados tipos de sintomas.
Abstract This research aims to investigate strategies for coping with music performance anxiety used by graduate students of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in a judged recital. The methodology used was the multi-cases study, with phenomenological, qualitative and descriptive approaches, including three students of different instruments - flute, piano and guitar. The data, collected through semi-structured interviews, observation and recordings during the study sessions and performances, were individually investigated and compared, showing similarities and differences in the strategies used by the students. The results pointed to a wide variety of interrelated strategies used by the students, as well as different anxiety situations associated to different causes and symptoms.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/148948
Arquivos Descrição Formato
001004365.pdf (1.283Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.