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Fatores emocionais e de saúde mental : avaliação de alunos de uma escola pública federal visando ações de promoção e prevenção no ambiente escolar

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Fatores emocionais e de saúde mental : avaliação de alunos de uma escola pública federal visando ações de promoção e prevenção no ambiente escolar

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Título Fatores emocionais e de saúde mental : avaliação de alunos de uma escola pública federal visando ações de promoção e prevenção no ambiente escolar
Autor Nascimento, Carlos Alberto Machado do
Orientador Schetinger, Maria Rosa Chitolina
Data 2016
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Adolescente
Ensino médio
Escola pública
Estresse psicológico
Saúde escolar
Saúde mental
[en] Mental health
[en] Preventive actions
[en] Teenagers
Resumo O estudo objetivou detectar alterações emocionais e de saúde mental que causem sofrimento psíquico suficiente para interferir no processo de aprendizagem em estudantes do Ensino Médio. Participaram do estudo alunos dos três anos de uma escola pública federal de Santa Maria, RS-Brasil. Dos 115 alunos, 94 responderam o Self Report Quetionnaire-SRQ-20, instrumento da OMS utilizado mundialmente em nível de atenção primária para identificar Transtornos Mentais ou Psíquicos Menores (TMM/TPM). Destes, 32,98% atingiram escore suficiente de sofrimento psíquico. Propõem-se estimular a informação, o conhecimento e a educação em saúde mental por meio da produção de um folder educativo sobre o tema “Saúde Mental no ambiente escolar”, a ser divulgado e utilizado em atividades na comunidade escolar. É a escola, o espaço-território estrategicamente privilegiado para essas ações, onde crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo, oportunizando a aquisição de saberes e o empoderamento de competências promotoras de saúde mental.
Abstract The study had the objective of detecting emotional and mental health changes which provoke psychic distress enough to interfere with the learning process in high school pupils. The students from the three school years of a federal public school of Santa Maria-RS-Brazil took place in this study. From the 115 students, 94 answered the Self Report Questionnaire-SRQ-20, a WHO tool used worldwide in level of primary care in order to identify Mental or Psychic Minor Disorders (MMD/PMD). Of these, 32.98 % achieved sufficient score to psychological suffering. One proposes to stimulate information, knowledge, and education in mental health through the production of an educational folder on the subject to be published and used in activities in the school environment. The school, which is the territory-space strategically privileged for these actions where children and adolescents spend most of their time, gives them opportunities to acquire knowledge and empowerment of skills that promote mental health.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/149011
Arquivos Descrição Formato
001004193.pdf (2.194Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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