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dc.contributor.advisorWyse, Angela Terezinha de Souzapt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Marcos César Chaves dapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-12T02:14:48Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149017pt_BR
dc.description.abstractEste estudo analisa as demandas recebidas pela Chamada Pública Universal, que pode ser definida como uma fonte de fomento à ciência e tecnologia, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essa Chamada foi escolhida para o estudo em razão de suas características peculiares de capilaridade, grande relevância no sistema de ciência e tecnologia brasileiros e demanda não induzida, ou seja, permite-se o apoio a todo e qualquer tema de pesquisa científica e tecnológica no país. Por ser não induzida, a análise dos atores por metadados extraídos das propostas de submissão da chamada permitiu a aplicação do estudo de Análise de Redes Sociais (ARS), a discussão dos aspectos da gestão e da estrutura da ação de fomento. O estudo limitou-se aos metadados contidos nas palavras-chave das propostas alinhadas ao Programa Básico de Biociências, mais especificamente, nas áreas do conhecimento da Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências. Nesse sentido, este trabalho apresenta um panorama das redes formadas pelas relações das palavras-chave e as respectivas áreas do conhecimento, região e instituição, associadas às propostas submetidas nas edições dos anos de 2009 a 2014. A análise das redes desenvolvidas propiciou refletir quanto às edições da Chamada Universal, bem como relacioná-las à distribuição do fomento no âmbito federal na grande área da ciência biológica.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes the requests received by the Public Call Universal, which can be defined as a source of fomentation to science and technology, developed by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). The Call was chosen for this study by its peculiar characteristics of coverage, great relevance into the system of the science and Brazilian technology and not induced demand, that is, it allows the support of each and every matter of scientific and technological research in the country. Because it is not induced, the analysis of the actors by metadata extracted from the call submission of proposals allowed the application of the study of Social Network Analysis (SNA), to discuss aspects of the management structure and the promotion of action. The study was limited to metadata contained on these keywords proposals aligned to the Biosciences Basic Programme, specifically in the areas of knowledge of Biophysics, Biochemistry, Pharmacology, Physiology and Neuroscience. In this sense, this paper presents an overview of the networks formed by the relationships of keywords and their areas of knowledge, and region institution, associated with the proposals submitted on the issues of the years 2009 to 2014. The analysis of developed networks allow a reflection of issues Call Universal and relate them to the distribution of development at the federal level in the area of biological science.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBF committeeen
dc.subjectBiofísicapt_BR
dc.subjectBioquímicapt_BR
dc.subjectFomentation to science and technologyen
dc.subjectKnowledge networken
dc.subjectFarmacologiapt_BR
dc.subjectFisiologiapt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectFinanciamento da pesquisapt_BR
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.titleEstudo das redes e demandas da chamada universal (2009 a 2014) nas áreas do conhecimento da biofísica, bioquímica, farmacologia, fisiologia e neurociências do CNPqpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990497pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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