Repositório Digital

A- A A+

Literatura infantil e educação : ensinando através de personagens diferentes

.

Literatura infantil e educação : ensinando através de personagens diferentes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Literatura infantil e educação : ensinando através de personagens diferentes
Outro título Children’s literature and education : teaching through different characters
Autor Silveira, Rosa Maria Hessel
Kirchof, Edgar Roberto
Resumo Inicialmente, são apresentadas algumas formas empregadas pelos autores que, historicamente, estabeleceram a correlação entre a literatura infantil e a educação, abordando alguns tópicos da longa história da presença de personagens diferentes na literatura ocidental. Estranheza, familiaridade, admiração, repulsa, zombaria, piedade e curiosidade são alguns dos sentidos ligados a personagens marcados pela diferença no cânone literário infantil universal, como o Pequeno Polegar, a Bela e a Fera, o Soldadinho de Chumbo etc. É feita uma síntese das tendências predominantes de representação da diferença na literatura infantil contemporânea, em que o tema se torna com frequência o eixo central do enredo. Como exemplos bem-sucedidos da abordagem literária da diferença na literatura infantil, são analisados três livros que tematizam a cegueira, fugindo ao didatismo e aos clichês do gênero.
Abstract Initially, ways used by authors who have historically correlated children’s literature and education are presented, addressing some aspects of the historical presence of different characters in Western literature. Strangeness, familiarity, admiration, disgust, scorn, pity and curiosity are some of the meanings attached to characters marked by differences in the universal children’s literary canon, like Tom Thumb, Beauty and the Beast, The Lead Soldier etc. An overview of the prevailing trends, regarding the representation of the difference in contemporary children’s literature, in which a particular difference often becomes the central topic of the plot, is made. Also, three contemporary children’s books, which are able to escape didacticism and genre clichés while approaching blindness, are analyzed.
Contido em Em aberto. Porto Alegre. Vol. 29, n. 95 (jan./abr. 2016), p. 41-52
Assunto Cego
Discurso
Literatura infantil
Multiculturalismo
[en] Blindness
[en] Children’s literature
[en] Difference
[en] Discourse
[en] Multiculturalism
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/149075
Arquivos Descrição Formato
001002440.pdf (106.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.