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Clube das 5 : transformação e Criação de Si em Práticas Cinematográficas no Espaço Escolar

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Clube das 5 : transformação e Criação de Si em Práticas Cinematográficas no Espaço Escolar

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Título Clube das 5 : transformação e Criação de Si em Práticas Cinematográficas no Espaço Escolar
Autor Caldas, Luciana Tubello
Orientador Fischer, Rosa Maria Bueno
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Cinema
[en] Education
[en] Education of self
Resumo Esta pesquisa trata das relações entre cinema e educação. Tem como foco o trabalho de formação de crianças e adolescentes, integrantes do Projeto de Produção Audiovisual Clube das 5 – projeto de oficinas de cinema realizado na rede pública de ensino do município de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. O objetivo é discutir a potência educativa e formativa do cinema, mediada pela figura do mestre; no caso, estudamos as estratégias do professor André Bozzetti que, no ano de 2013, idealizou o projeto, fazendo um convite aos seus estudantes, do 4º ao 8º ano escolar, da Escola Municipal Emília de Oliveira. Metodologicamente, nos inspiramos no fazer etnográfico, para levantar, compor e apresentar os dados da pesquisa; basicamente, operamos com a escrita de relatos de campo. Como referencial teórico, centramos a discussão nos conceitos de formação, psicagogia e parresía, como apontados por Foucault, em A Hermenêutica do Sujeito. Buscamos empreender uma descrição das escolhas de um mestre que coloca o cinema em discurso, tendo como objetivo não apenas a transmissão de um certo saber, mas modos possíveis de transformação de sujeitos jovens. Dito de outro modo, tratamos da figura do mestre que se forja no âmbito da psicagogia. Por fim, lançamos a hipótese de que o “Clube das 5” figura como um espaço de produção de verdades impulsionadoras de condutas éticas e estéticas – no sentido foucaultiano. Uma dessas condutas diz respeito à ideia de um processo compartilhado – entre professor e aluno – de formação e produção de conhecimento. Tensiona-se, assim, as proposições de um tipo clássico de formação, que supõe o sujeito como carência ou “não saber”. Os dados registrados e analisados evidenciam escolhas que escapam daquela educação que ignora repertórios e desejos tão diversos, apostando, ao contrário, na potência de práticas de formação de si, pela arte do cinema e da criação.
Abstract This research deals with the relations between film and education. It focuses on the work of children and teenagers’ formation, part of the Project of Audiovisual Production Clube das 5 – a project of workshops that takes place at public schools in the city of Alvorada, situated in the metropolitan area of Porto Alegre/RS. The objective is to discuss the educational and formational potential of film, mediated by the figure of the master. We study the strategies used by teacher André Bozzetti, who in 2013 idealized the project, inviting his students, of the 4th and 8th years of Elementary School from Emília de Oliveira Municipal School. Methodologically, we are inspired by the ethnographic making, to raise, compose and present research data. Basically, we operate with the writings of field reports. As a theoretical referential, we center the discussion on the concepts of formation, psychagogy and parrhesia, as pointed by Foucault in The Hermeneutics of the Subject. We aim to undertake a description of the choices of a master that puts film in discourse, having as his or her objective not only the transmission of certain knowledge but also possible modes of transformation of young subjects. In other words, we treat the figure of the master that is forged in the scope of psychagogy. Finally, we come up with the hypothesis that “Clube das 5” figures as a space of production of truths that propel ethical and aesthetical conducts – in the Foucaultian sense. One of these conducts refers to the idea of a shared process – between teacher and student – of knowledge formation and production. Thus, the propositions of a classical type of formation, which supposes the subject as lack or “not knowledge”, are stressed. Registered and analyzed data evidences choices that scape an education that ignores such diverse repertoires and desires, betting, on the contrary, in the potential of practices of formation of the self, through the art of film and creation.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/149106
Arquivos Descrição Formato
001004783.pdf (1.734Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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