Repositório Digital

A- A A+

A audiodescrição na mediação de alunos com deficiência visual no ensino médio : um estudo com a disciplina de geografia

.

A audiodescrição na mediação de alunos com deficiência visual no ensino médio : um estudo com a disciplina de geografia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A audiodescrição na mediação de alunos com deficiência visual no ensino médio : um estudo com a disciplina de geografia
Autor Cruz, Ana Maria Lima
Orientador Passerino, Liliana Maria
Co-orientador Valentini, Carla Beatris
Data 2016
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Audiodescrição
Deficiente da visão
Ensino médio
Tecnologia assistiva
[en] Assistive technology
[en] Audio description
[en] High School
[en] Scientific concepts
[en] Visual impairment
Resumo A presente Tese de doutorado aborda a audiodescrição na mediação do processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual na disciplina de Geografia, no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA). A audiodescrição é definida como um modo de tradução audiovisual intersemiótico, em que o signo visual é transposto para o signo verbal. O problema de pesquisa buscou compreender de que forma a audiodescrição, media a apropriação de conceitos científicos de Geografia por alunos com deficiência visual no Ensino Médio. Uma vez que tem aumentado o número de matrículas de alunos com deficiência visual na educação básica, há a necessidade de se criar alternativas e estratégias pedagógicas diferenciadas, principalmente para os componentes curriculares que se utilizam predominantemente de recursos visuais, como é o caso da Geografia. A pesquisa foi de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação, na qual participaram dois alunos com deficiência visual, cinco alunos sem deficiência visual e um professor de Geografia, os quais passaram por um processo de estudos e construção coletiva dos conteúdos de Geografia com audiodescrição. Fundamentou-se na teoria sócio-histórica, por entender que as relações entre os seres humanos não acontece individualmente, mas por meio da interação social. As principais etapas foram: a) realização de estudos dirigidos, em que visou-se compreender o potencial e as limitações da audiodescrição nos conteúdos curriculares de Geografia; b) Planejamento colaborativo do professor, junto aos alunos para atender as necessidade de formação docente, bem como compreender as necessidades dos alunos com deficiência visual; c) O uso e a aplicação da audiodescrição nas aulas e por fim, a análise e discussão dos dados coletados. Os resultados apontaram que a inserção da audiodescrição nos conteúdos de Geografia, proporcionou uma apropriação mais qualificada dos conceitos científicos pelos alunos com deficiência visual, permitindo entre outras questões a equiparação de oportunidades educacionais, o acesso ao mundo dos conteúdos imagéticos e a eliminação de barreiras comunicacionais entre os participantes.
Abstract This doctoral dissertation addresses audio description in mediating the teaching and learning process of visually impaired Geography students at the Colégio de Aplicação High School of the Federal University of Maranhão (COLUN/UFMA). Audio description is defined as an intersemiotic audiovisual translation in which the visual signal is exchanged for a verbal one. The research problem sought to understand how audio description mediates the appropriation of the scientific concepts of Geography by visually impaired high school students. Given the increase in the number of visually impaired students enrolled in basic education, there is a need to create unique pedagogical alternatives and strategies, particularly for subjects that use predominantly visual aids, such as Geography. Participants in this qualitative action research were two visually impaired and five unimpaired students, as well as a geography teacher, who underwent a series of studies and collective construction of Geography content with audio description. The study was based on sociohistorical theory, since relationships between human beings do not occur on an individual level, but through social interaction. The main stages were: a) targeted studies aimed at understanding the potential and limitations of audio description in Geography content; b) collaborative planning between the teacher and students to cater to teacher training requirements and understand the needs of visually impaired students; c) the use and application of audio description in classes and, finally, analysis and discussion of the data collected. The results showed that the use of audio description in Geography content enabled more skilled appropriation of the scientific concepts by the visually impaired students ensuring, among other issues, equal educational opportunities, access to the world of image content, and the eradication of communication barriers among the participants.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/149114
Arquivos Descrição Formato
001004734.pdf (4.293Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.