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dc.contributor.advisorPumi, Guilhermept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Carolina Peçaibes dept_BR
dc.date.accessioned2016-10-18T02:18:11Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149115pt_BR
dc.description.abstractCom a popularização da internet e das redes sociais, mais dados não estruturados em forma de texto estão à disposição, os quais agregam assuntos relevantes para diversos grupos, como empresas que querem monitorar a opinião de potenciais clientes. As redes sociais também são um meio para estas empresas interagirem com estes diretamente. Esta interação, registrada em forma de texto, pode ser analisada utilizando o text mining, útil para identificação de padrões não-triviais em dados textuais. Este trabalho propõe-se a estudar a técnica de text mining apresentando conceitos básicos, sua estrutura, principais passos para sua utilização, bem como os recursos computacionais disponíveis para sua utilização. Exemplificando a aplicação do text mining, foram utilizados dados extraídos das redes sociais oficiais de três jornais de grande circulação no Rio Grande do Sul. Através de técnicas descritivas como análise de frequência, comparação dos textos mais populares em cada página, e nuvens de palavras, bem como técnicas inferenciais de análise de cluster e árvore de decisão, pretende-se chegar a insights a respeito do comportamento dos jornais perante seus potenciais leitores, bem como diferenciá-los entre si.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSoftware estatísticopt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleText Mining : descrição do uso da técnica em estudo aplicado ao Facebook com utilização dos softwares Dell Statistica e Rpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004739pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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